quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cavaleiros e cavalgaduras

Feriado. Um feriado que assinala, celebra?, um feito histórico que, hoje, me parece completamente desajustado. Em 1640 libertávamo-nos do jugo dos espanhóis, D. João IV subia ao trono e a Casa de Bragança escrevia história. Então, foram necessárias muitas conversas diplomáticas, muita coragem e muito orgulho em se ser Português. Hoje, nada me parece fazer sentido! Pertencemos, ainda que num estatuto desigual, a uma Europa em ruptura. Somos governados por gente estrangeira (e estranha), temos uma moeda que não é nossa, afirmamos uma cidadania europeia que nos fica excessivamente curta. Hoje, é a frustração que impera e, à boca pequena, vai-se dizendo que talvez tivesse sido melhor continuarmos sob o jugo dos vizinhos ibéricos...
O problema, creio, é que nunca conseguimos libertar-nos do jugo! Sempre baixamos o pescoço, deixamos colocar os arreios e não fomos capazes de, continuando com a imagem equestre, escoicear os diferentes cavaleiros que nos esporearam. Hoje, num feriado triste, quando a miséria cresce e o orgulho luso rasteja, confundem.se as cavalgaduras com os cavaleiros e nada há para celebrar.

3 comentários:

  1. Mal por mal, mais valia termos cá os espanhóis...
    Agora esta estrangeirada toda navegando cá dentro e a ditar sentenças é ainda pior...
    Somos muito mais dependentes ainda!
    Cavaleiros destemidos e distintos? Não há!
    Também acho que não valia a pena a celebração de feriado, mas , é mais um diinha para estar em casa; mesmo assim,muitos aproveitaram ainda para "pontes"...abençoados!

    ResponderEliminar
  2. Boa! Tanta cavalgadura por aí!
    Cavaleiros há poucos. E pouco bons.
    Os cavalos é que mantêm a sua dignidade e aprumo!

    beijinhos neste feriado tão cinzento...

    ResponderEliminar
  3. Ainda vamos mantendo o nome de PORTUGAL e a LÍNGUA PORTUGUESA, o resto deixou de ser nosso.

    Resistiremos? Ou vamo-nos deixar absorver por amálgama voraz que nos afoga?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar