quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia de Casados

Fariam hoje 59 anos de casados, os meus pais. Casaram em Fátima, aproveitando as pequenas férias de Natal da minha mãe, sempre os professores enfrentaram dificuldades..., e viveram 53 anos unidos (mais 7 de namoro, diziam sempre). Cresci a ver a união entre os meus pais, a vê-los numa efectiva cumplicidade eivada de muito carinho, embrulhada num imenso amor. Lembro-me de ir a Fátima nos vários 21 de Dezembro, ora em idas e vindas rápidas, ora em viagens com bons almoços e dormida. Nesses dias, sempre ouvia a mesma história do casamento, do nevoeiro que obrigara o meu avô a abrir a porta para indicar ao motorista onde estava a berma, dos atrasos, do vestido feito em casa com rendas compradas em Badajoz e trazidas de contrabando com o conhecimento protector do capitão que chefiava a fronteira do Caia.
Aos poucos, estas histórias tornaram-se parte de mim e, hoje, quando a realidade é outra, a saudade muita e o vazio imenso, lembro-as com muita ternura.
Não sei se o amor mudou, se o mundo descarrilou, se apenas as pessoas se transformaram em menos pessoas. Não sei. Sei que tenho muita admiração por um amor como o dos meus pais que não encontro com frequência na minha geração! Quase 60 anos a dois, enfrentando grandes batalhas e tendo sempre a certeza da compreensão e da atenção cúmplice do outro, impressiona-me.
Hoje, agora, com a noite estrelada e fria lá fora, no silêncio sozinho da minha saleta, lembro este amor e, ao abrigo dos meus sentires cheios de saudades, beijo com muita ternura os meus pais.

3 comentários:

  1. Um exemplo bonito de vida a dois.

    Acima de tudo um bonito exemplo de amor, do verdadeiro, feito de entrega, cumplicidade, amizade, carinho e ternura.

    Uma bonita história de Natal!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá! ...Parabéns para si, por esse amor dos seus Pais...Não foi em vão! Percebe-se que a Senhora foi construída num lar muito bem alicerçado, só pela maneira como fala de seus Pais.É bom, recordar com amor e respeito, a quem nos deu o "ser"... significa que se tem amor "dentro"...
    Ainda há amor «Amor», apenas , nem todos temos a sorte de o achar.Também, será impedimento ao amor, as má formações psíquicas que abundam por aí, claro.Parece que as pessoas agora são feitas "à pressa"...Lá está, há pessoas que serão "menos pessoas"!!
    Abraço, e um Feliz Natal, cheio de ternura e amor, agora, com os seus descendentes...com muitos "chocolates"...

    ResponderEliminar
  3. Foi este o único Amor que conheci: verdadeiro. Um Amor que sempre invejei. Os avós eram,foram felizes porque se tinham um ao outro SEMPRE!
    Os tempos mudam e tenho para mim que já não existe Amor assim. Eu acredito neste Amor, eu procuro um Amor assim... Mas creio que o faço porque cresci a vê-lo, cresci sob os valores que ele trazia para dentro de casa. Acredito no sonho. Acredito neste Amor. Esta é para mim a única forma de Amor.
    (por isso vou morrer solteira...)

    ResponderEliminar