sábado, 10 de dezembro de 2011

Solidariedade

As palavras têm sabor. Para mim, têm gosto e eu sinto-as a desfazerem-se, a aquecerem-me ou a gelarem, enquanto as enrolo na língua. A palavra solidariedade é doce, forrada de chocolate, coberta de vermelhos intensos e gostosa até ao fim. É uma doçura tão forte, tão intrinsecamente suave, que não instala celulite em lugar nenhum e faz exercitar, saudavelmente, o coração mais preguiçoso.
Nos tempos que vivemos, quando a solidão é cada vez mais constante, a hipocrisia reinante e a miséria crescente, a solidariedade faz ainda mais sentido. Não sei se é por ser Natal, ou se é apenas por ser tempo de ser bom, eu sinto uma ternura especial, agora, por esta palavra carregada de humanidade.
Esta palavra comprida faz-me, também, sentir insignificante. Minúscula mesmo. Que importam os meus pensares, os meus sentires, perante o sabor intenso da palavra comprida que amolece o meu coração?

2 comentários:

  1. Há palavras assim, compridas, cheias de significado e sabor... mas também há outras, mais curtas, que têm, também, um sabor forte.

    Saudade, nostalgia, recordação, memórias lembram sabores doces, ...

    Esperança, desejo, quem-dera têm o toque da menta fresca.

    Companhia, cumplicidade, afectos só podem estar associadas a chocolate...

    Já não a vinha visitar há uns tempos e sentia uma doce saudade da sua escrita chocolate...

    Álvaro

    ResponderEliminar
  2. Eu aqui a resistir para não ir aos bombons e só falam aqui de chocolate...valha-me Nossa Senhora!
    Solidariedade é de chocolate...,será que o pessoal se convence disso e começa a consumir mais? Era bom, agora nesta época pelo menos.
    É bom vir aqui ler, pelo menos para quem é guloso como eu!

    ResponderEliminar