quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bute aí?

Sugiro aos meus alunos que escrevam uma crónica, que expressem uma opinião, que organizem um texto crítico, marcadamente irónico, sobre um tema actual. Protestam! Que tema? Sugiro vários. Continuam os protestos: - que opinião? E eu pasmo ao verificar que, de facto, não abundam opiniões sobre temas como o desemprego crescente, a importância do futebol nos nossos dias, a desigualdade ou a importância de ser livre! Olho-os com um misto de desespero e dor. O que vai ser desta geração, destes jovens de 17 e 18 anos que, frequentando cursos ditos profissionais, tendo tudo de mão beijada, estão apenas a cumprir horas, a descartar módulos, a esgotar tempo sem, na sua maioria, aproveitarem para aprender?! Imponho a minha vontade, exijo que desliguem os phones e os telemóveis, obrigo-os a pegar na caneta. Uma longa meia hora ruidosa e dorida mais tarde, chega o silêncio. Alguns, olham o tecto, na esperança, creio, de que caia de lá uma ideia; outros mordiscam a caneta; outros alisam a folha amarrotada que, depois de muito procurar, encontraram no meio do caderno de argolas partidas. Têm meia hora!
Meia hora, concedo, é um tempo que os angustia. É que têm de estar calados e, imagine-se a violência, desligados do seu mundo de toques, sms, e conversas rápidas. Insisto. Vá lá, comecem por fazer um esquema, organizem as ideias. O Paulo sugere: - Setôra, vamos fazer em grupo. A setôra faz no quadro e nós copiamos. Bute aí?

2 comentários:

  1. Os "Butes", os "Bués", os "chavalos"... tantas palavras e expressões para colocar novo acordo ortográfico.

    Mas não são só as expressões, são, também, as atitudes, o comportamento, até a forma de vestir...

    Tudo muda, o mal é que nem todas as mudanças são no bom sentido.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Os putos são tão mimados em tudo, agora, que até levam para a escola o mimo e os abusos que lhes proporcionam em casa...depois, - p'ra quê terem ainda , de pensar, terem que usar a imaginação?...
    -Ó Pressôra, bute aí, vá lá !

    ResponderEliminar