domingo, 15 de abril de 2012

Estatística

Sim, eu sou de letras, pertenço à área das humanidades, sou mais adepta da filosofia do que da matemática. No entanto, acho que não sou completamente ignorante, preocupo-me com o mundo que integro e tenho opinião! E é por ter opinião que ouso dizer que estou farta de estatística, que estou farta de números, que não acredito em políticas que se norteiam por picos e gráficos! Por exemplo, se uma estatística disser que existem três frangos por cada português, isso não significa que não haja alguns portugueses com meia dúzia de frangos e outros que nem lhes vêem as penas!
Um governo que só olha a números, esquece as pessoas e, acho eu, não leva o seu povo ao sucesso!
Esta noite, durante mais uma insónia musicada pela chuva na vidraça do meu quarto, pensei se Churchill, ou De Gaule, terão alguma vez analisado estatísticas... É que já houve políticos que sabiam que governavam pessoas mas, agora, parece que só há governantes de estatísticas!  Pior ainda, esta moda está a chegar a todo o lado! Na minha escola, por exemplo, há estatísticas para tudo e levamos a vida a fazer cruzinhas e a preencher grelhas excel! Se bem calha, um dia destes vamos encontrar mais um inquérito, em excel, no wc, para fazer a estatística do uso do autoclismo. (Eu acho, mas só confesso isto aqui no calado da noite, que cada um espalha as cruzinhas onde lhe apetece....)

2 comentários:

  1. Eu acho que estas novas gerações de governantes e de políticos, ao quererem governar-nos através de estatísticas, de cruzes e de cruzinhas, postas em questionários, em grelhas, em quadradinhos, nos querem colocar no cemitério e acabar definitivamente connosco porque, lá, todos temos, na realidade, direito a uma cruz, habitualmente de pedra.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Grande pinta de texto!
    Grande pinta de comentário, aqui ...!
    Bom domindo!

    ResponderEliminar