quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inveja Boa

Vinte e alguns miúdos, olhares curiosos e corpos nervosos e eléctricos, preparam-se para entrar em cena. Vão fazer uma leitura dramatizada. Vão mostrar os resultados de ensaios, esforços, leituras partilhadas e criação de personagens. Sinto-lhes o nervosismo, observo a vontade de fazer bem e sento-me na cadeira baixinha pronta a aplaudi-los. Surgem camaleões, meninos de muitas cores, afectos e descobertas de mundo. Lá fora, sob o céu azul ainda de inverno, os pássaros esvoaçam pintando reflexos de mil cores nos vidros largos. Estes miúdos, de terceiro ano, estão a aprender a gostar de ler. Sim, aprende-se a gostar! E é preciso ensinar a gostar, criar laços, tecer afectos. Faz-me bem ir ao primeiro ciclo, encontrar ingenuidade e ver, nos meus colegas, o prazer de ajudar a crescer.
Às vezes, tenho inveja das minhas colegas que, numa sala cheia de sol, ainda podem brincar, sonhar e desenvolver, efectivamente e com êxito, estratégias de leitura!

5 comentários:

  1. Mas é precisamente nessas idades que se incutem os bons gostos, que se ajuda a crescer bem, que se ensina a sonhar...

    Deve ser uma experiência fascinante!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. somos nós que devemos tecer o pano afectivo que no fim é a nossa felicidade…

    beijos

    Berta

    ResponderEliminar
  3. Esse prazer de ajudar a crescer, essa inveja de quem pode ainda sonhar e desenvolver...esse gosto em demonstrar aos curiosos as estratégias de leitura ainda é possível com esse mesmo êxito, não faz parte apenas do seu papel como professora mas também desses mesmos curiosos que no futuro iram achar tudo feito e sabido procurar o desconhecido e procurar dentro deles mesmo essa vontade e gosto pelo novo e principalmente pela literatura portuguesa...

    ResponderEliminar
  4. Também é importante saber escolher o tipo de leitura que vá cativar a "gente nova" e a prenda ao prazer de ler.Penso eu.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que no primeiro ciclo ainda podemos sonhar, tecer afetos, incentivar, mostrar como é bom ler...partilhar acima de tudo. Ensiná-los a serem felizes e descobrir em cada página lida de um livro a emoção de imaginar para além da nossa realidade! Sim porque ler transporta-nos para outras paisagens, personagens, contextos e dá-nos asas para imaginar seja o que for. No futuro estes meninos poderão dizer que ler é um prazer!

    ResponderEliminar