segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Anedotas


Se há coisa em que os portugueses são bons é, sem dúvida, a inventar anedotas. Temos um elevado sentido de humor (nem tudo nos podia faltar), e inventamos anedotas a partir de qualquer acontecimento. Chegamos a fazer humor sobre a nossa própria desgraça o que, acho eu, revela bem que não somos tão idiotas como nos querem fazer parecer. Com a divulgação rápida que a net permite, hoje, rapidamente a mesma anedota dá a volta ao país e entra nas nossas casas, às vezes abusivamente, provocando, no mínimo, um sorriso. Amarelo... 
Um destes dias, ou durante estes últimos dias, recebi repetidamente a história de que o próximo Papa será Miguel Relvas, uma vez que foi baptizado, ajudou a pôr o burro e a vaca no presépio e, uma manhã, entrou em casa da mãe e estava a televisão a transmitir a missa, pelo que estão reunidas as condições para que peça equivalência a Sumo Pontífice. Tem piada, reconheço. Mas causa-me um arrepio na espinha! 
É que este senhor é um dos que mais manda no governo português e isso não tem graça nenhuma! Como podemos nós continuar a ser governados por figuras anedóticas? Por gente sobre quem recaem suspeitas graves? 
Eu nunca fui violenta, sempre sustentei, e defendi, a força e o poder das palavras. Mas agora, esmagada por  medidas sufocantes e injustas, agonizando com o meu país, apetece-me mais pegar em armas do que contar anedotas.

4 comentários:

  1. E este senhor o Relvas, está com a sua consciência tão leve e tão em paz consigo mesmo, em love, em noivado,tão em "benemérito" a doar os presentes de casamento a instituição de solidariedade..., tão amigo dos pobrezinhos..., tão brozeadinho do Copacabana no Brasil...à grande e "ao dos portugueses", com a sua noivinha que também é lá dos trabalhos políticos...- se calhar é certo que vai para PAPA!!??...

    ResponderEliminar
  2. Oh setôra, a anedota até tem graça...
    João

    ResponderEliminar
  3. Há anedotas trágicas!

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Lembras-te de cada uma...
    Lena

    ResponderEliminar