sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Coisas de Gostar

Entro na sala zangada. Ralho, chamo a atenção, ameaço com a verdade: - o tempo passa e eles, os meus meninos, não terão eternamente 16 anos. Olham-me com mágoa alguns; ouvem-me com desinteresse, outros. Distribuo trabalho, hoje a gramática do português para trabalhar, e começam as perguntas. Vou respondendo, ainda zangada, explicando a diferença, pela enésima vez, entre uma locução e uma conjunção, entre subordinação e coordenação. Surgem os deíticos, vêm as reclamações, ó setôra porque é que mudaram os nomes às coisas?, e eu recomeço a explicar. Aos poucos, os exercicios vão sendo realizados, entre complementos oblíquos e directos.
Lá fora, o sol de inverno brilha. Olho a minha Serra e sinto o coração amolecer. Olho as árvores, as limpezas que fazem as senhoras deixar os tapetes pendurados, ah! como o sol faz falta, e olho de novo os meus miúdos. O que será deles amanhã? São tão jovens... Trazem neles todos os sonhos do mundo e, temo, o mundo não tem lugar para o sonho.
Concluímos os exercícios com a zanga passada. Eu gosto destes miúdos! Gosto demais! Gosto tanto que, na noite longa da minha insónia, lembro-os com o coração apertado. Penso que o meu país, e o Ministério da Educação, estão a destruir o futuro dos meus meninos, e não consigo ficar indiferente! Não acredito em aulas de apoio sem fim, não confio na desresponsabilização dos alunos e revolta-me a forma acéfala como se encaram os cursos profissionais, entre muitas (mas muitas) outras enormidades!
Os meus alunos de 10º ano, a minha direcção de turma, os meus meninos, tiram-me o sono, é verdade; mas iluminam-me, muitas vezes, o quotidiano. Gosto destes miúdos insuportáveis (às vezes)!

3 comentários:

  1. Nós também gostamos muito da professora. Mesmo quando ralha e ralha e ralha...

    Taty

    ResponderEliminar
  2. Que sorte têm os que ainda ouvem os seus raspanetes. Eu ouvi muitos e já tenho saudades...

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, eu ainda hoje os oiço, com quase 28 anos e uma filhota a chegar!
      Há coisas que nunca mudam! Esperemos que a minha mãe, tua amiga e ex professora, seja uma delas!!

      Eliminar