segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SETE

Muitas vezes, sobretudo com os alunos de 12º ano, falo da simbologia dos números e, invariavelmente, surge o sete. É o número perfeito, referência no frei Luís de Sousa, nos Maias, no Memorial do Convento, entre outras narrativas e dramas.
Sete, dizem-me eles, é também o número do Cristiano Ronaldo  - que lhes é muito mais querido do que Eça ou Saramago...-, e sétimo é o dia sem aulas!
Hoje, o sete ganhou mais um significado. É a sétima inspecção/visita/contolo/policiamento da troika! Os carrascos voltaram, pela sétima vez, e parecem dispostos a conferir ao sete o símbolo da violência, do absurdo, da injustiça sobre os portugueses. Depois desta visita da troika, dizem os nossos ministros, nada ficará igual... Eu acredito. Depois desta visita, até as tragédias clássicas parecerão comédias de Revista. Só que, provavelmente, não ficará ninguém com força para aplaudir!

2 comentários:

  1. Finalmente! Estava farta de esperar o seu regresso.

    Ana S.

    ResponderEliminar
  2. O pior é que este sete ameaça multiplicar-se...por sete! Nunca mais nos vamos libertar do jugo da Europa! Lembro-me de a ler no velho Distrito, protestando contra a adesão á então CEE. Infelizmente, tinha razão!

    António

    ResponderEliminar