sexta-feira, 18 de outubro de 2013

RECONHECER O MÉRITO

Julgo que toda a gente, obviamente pessoas normais, gosta de ver reconhecido o seu esforço, o seu trabalho, o seu mérito e as suas competências. Claro que, profissionalmente, associa-se a este gosto o do vencimento adequado ao trabalho e ao esforço... Mas, excluindo mesmo o desempenho profissional, penso que nas pequenas coisas do quotidiano todos gostamos de um reconhecimento, de um elogio, de um mimo. Eu, por exemplo, fico feliz quando recebo um sorriso verdadeiro da Bia, ou um olhar desafiador do Miguel, ou mesmo uma confidência do Afonso. São as pequenas ENORMES coisas que dão sentido a uma vida que, cada dia que passa, tem menos sentido. Hoje, na minha escola, foi tempo de entrega de Diplomas e Certificados de mérito, valor e excelência. Os melhores alunos, MUITOS!, com média superior a 16 valores, receberam diplomas e, sobretudo, viram o seu nome brilhar no ecrã gigante do anfiteatro. Eu, como professora, mas, também, como cidadã, estava orgulhosa e comovida.
Temos gente muito boa e, às vezes, parece que só lembramos os maus, ou os medíocres, ou os vadios, ou os preguiçosos. Pensamos em soluções para esses, inventamos e reinventamos estratégias e esquecemos os outros. Esquecemos esta gente boa, que vai vingando no silêncio e que precisa  (e merece) ser reconhecida e elogiada; precisa ser mimada e acarinhada.
Ver o grande ginásio a bater palmas aos bons alunos, encheu-me a alma de professora. É bom sentir que faço parte de uma escola assim, viva e lutadora, capaz de encher de sorrisos de vitória um ginásio imenso!

3 comentários:

  1. Eu também fiquei muito feliz.

    ResponderEliminar
  2. Neste quase 40 anos fez-se quase tudo para esquecer/acabar com o MÉRITO...enfim como se ele fosse algo de pernicioso. Felizmente está a voltar-se aos louvores.

    ResponderEliminar
  3. Quem não gosta de se ver reconhecido pelas coisas boas que faz?
    Neste país isso é tão raro...
    Habitualmente preferem deixar que a pessoa morra para lhe fazerem o elogio... fúnebre... :(

    ResponderEliminar