quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O 1º DIA

Bem cedo, no país distante, o meu neto vestiu o uniforme e fez-se à escola. É uma nova fase, determinante, que agora começa e, para mim avó, é cedo demais... O meu neto mais crescido só tem 4 anos, é um quase-bebé, e vai começar a aprender a ler, a conhecer o fascínio de saber e de compreender, a desenvolver as necessárias competências para viver em sociedade. O meu Manuel Bernardo vai deixar o colo da mãe, a quentura do ninho, e vai iniciar o voo que, desejo eu, o levará a altos céus! Hoje, bem cedo, imaginei o meu menino (será sempre o meu menino) a entrar na nova etapa da vida. Sei que crescer dói mas, hoje, desejo que doa mais aos pais e aos avós do que ao meu menino. 
A preparar o meu ano lectivo, sonhando actividades capazes de encantar os meus meninos crescidos, penso ainda no meu neto. Sei que em Inglaterra tudo é diferente, que se valoriza o ensino colaborativo, que se trabalha por objectivos e perfis de desempenho, que há turmas por nível de competência. Aqui, neste Portugal cinzento, ainda se segue o modelo da escola do século XIX embora estejamos no século XXI... Enfim, sorte tem o Manuel Bernardo... 
Hoje, é nele que penso. Estava lindo no seu uniforme escolar, com os caracóis loiros e o olhar escuro carregado de curiosidade!

3 comentários:

  1. Sim, eu sei que em Inglaterra começam aos 4 anos a aprender a ler mas muito provavelmente ainda terão muito tempo dedicado à brincadeira. E o "faz de conta" faz tanta falta!

    ResponderEliminar
  2. Avo Gia,
    Primeiro foi um bocado difícil. E sempre assim! E depois começa a ser menos difícil. Quando a mãe me foi buscar mim estava muito contente. Mim pensou na avo Gia. Mim amanhã vai outra vez. A minha professors chama se Sara.
    Nao te esqueças da minha boneca monstro!
    Mim adoia tu! Primeiro e a mãe, depois és tu, depois o pai depois a Carlota e depois o pluto,
    Manuel Bernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometo não me esquecer de nada, meu querido! Também eu te adoro!

      Eliminar