quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SVEVA

Sempre que encontro um livro da Sveva Casati Modignani, não resisto a comprá-lo. Depois, não páro enquanto não chego ao fim e, a seguir, fico muito tempo a partilhar serões com as personagens, a reler passagens, lamentando ter terminado o tempo da ficção libertadora.
Lembro-me muito bem de todas as histórias, gosto da escrita correcta, dos diálogos bem construídos, das muitas mensagens não escritas mas claras e ternas. 
Nos livros da Sveva há sempre personagens masculinas perfeitas! São homens completos, lindos, másculos, amigos, compreensivos, misteriosos. São homens presentes, capazes de gestos espantosamente banais e raros, como oferecer uma rosa ou ajudar a vestir um casaco, e cheiram sempre maravilhosamente. No último livro dela, A Família Sogliano, conhecemos um Eduardo tão fascinante que até morre decentemente e sem espectáculo! A este Eduardo perdoamos, nós mulheres, o filho de uma traição... Eu acabei de ler o livro, que comprei há três dias, e não consigo deixar de pensar nesta personagem. Ai, quem me dera ser eu uma personagem das de Sveva!

2 comentários:

  1. Luisa, está-me a parecer que ficou um pouco afetada pelo que disseram relativamente a ter um blog! Digo isto pq como de costume passo aqui todos ou quase todos os dias e não em havido nada de novo! Que culpa temos nós, aqueles que apreciam os seus textos, da idiotice dos outros?

    ResponderEliminar
  2. Dalma, Tem razão. MAs, a juntar a críticas (muitas e muito) destrutivas, a minha vida deu mais um nó cego. Obrigada pela sua presença!

    ResponderEliminar