quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NÃO QUERO TER RAZÃO

As surpresas, ou aberrações, não param de acontecer na minha vida. A todos os níveis... Hoje, foi no que à Educação diz respeito. Eu ainda não consigo, sequer, encontrar um adjectivo que consiga ilustrar o que sinto. 
O programa de português do ensino secundário foi alterado, as metas curriculares para este ciclo homologadas e, assim, o 10º ano iniciou, este ano, o novo programa. Os professores, alguns, fizeram formação, as planificações foram elaboradas e as aulas iniciaram-se. Ora, foi então que "reparei" que o ensino profissional continuava a trabalhar de acordo com o programa antigo. Fui informar-me, ciente de que haveria uma confusão... ,Perguntei ao Ministério da Educação que me disse, espante-se!, que nada tem a ver com o Ensino Profissional, devendo dirigir-me à ANQUEP. Assim fiz. Hoje, recebi a resposta: - Não há alteração no programa o ensino profissonal. 
Pode parecer indiferente, afinal o importante MESMO é que os alunos saibam ler, falar, interpretar e relacionar..., mas acontece que o ME diz aos alunos do profissional que podem, se quiserem, fazer exame de 12º ano e ingressar no Ensino Superior. Ou seja, se os alunos quiserem mesmo fazer exame, daqui a três anos, devem preparar os conteúdos sozinhos (pagando uma explicação). Parece-me, (como desejo estar enganada), que o Ministério da Educação está a enganar os alunos do Curso Profissional lesando, claramente, os seus interesses. 
Era tão bom que hoje eu não tivesse razão...

Sem comentários:

Enviar um comentário