terça-feira, 17 de maio de 2016

SUCESSO ESCOLAR

Nos últimos dias, ou nos últimos (longos) tempos..., tenho lido, pensado, ouvido, trabalhado muito sobre o sucesso escolar. Talvez, admito, devesse tê-lo feito há já muito tempo, afinal sou professora há 32 anos, mas andava preocupada em ensinar português, em falar de literatura, em ajudar a aprender gramática e a construir pessoas.  Para mim, o sucesso era dar poucas negativas e, confesso, ver os meus miúdos felizes. Agora, o assunto parece-me bem mais complicado!
Afinal, há muitos "sucessos educativos"! Há o que se mede com os exames, o que se retira das pautas, o que se lê na integração no mundo do trabalho, o que decorre da avalição externa das escolas, o que depende da satisfação de cada professor. No fundo, o "sucesso educativo", uma realidade plural, não depende, apenas, de uma só vertente.
Vivemos, sem dúvida, numa sociedade-espectáculo, em que a comunicação é mediada e dominada pelos media, pelas notícias-choque, na qual é fácil manipular números e evidenciar sucessos e dificuldades, mais do que conhecer e compreender esses sucessos e essas dificuldades, o que me parece ser uma condição essencial para os celebrar ou enfrentar.
Não tenho, hoje, qualquer dúvida em afirmar que o sucesso escolar se constrói essencialmente na sala de aula. Que o sucesso é influenciado, claramente, pela prática do professor. 
Eu queria muito que a escola fosse, de verdade, para cada uma das pessoas singulares que mora em cada aluno. E, o que me agrada e assusta (paradoxo preocupante), creio que é possível concretizar este desejo!

1 comentário:

  1. Sim, Luisa o sucesso escolar constrói-se na sala de aula, mas não só.
    O sucesso escolar começa na barriga da mãe, depois junta-se o ambiente motivador ou não da família restrita e depois então a escola deverá fazer tudo o resto.

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