sexta-feira, 24 de junho de 2016

BREXIT

E agora? Olho com espanto, medo e desgosto, a decisão dos ingleses. A diferença é mínima, sem dúvida o Reino Unido está desunido, mas em democracia contam os números e, por isso, a decisão está tomada. O que se segue? A perseguição aos estrangeiros? O aumento de impostos ? 
Tenho medo... Muitos portugueses, muitos estrangeiros, fizeram do Reino Unido a sua casa, vivem num país que consideram seu e contribuem, séria e honestamente, para a economia de um povo que integram. O que vão fazer agora? Partir? Deixar para trás um projeto de vida?
Os apoiantes da saída da UE garantem que querem de volta o Império Britânico (isso existe?), a história não anda para trás, o passado é irrecuperável! Oiço discursos de ódio e xenofobia que envergonham a própria democracia que os deixou escolher.  Pela primeira vez, curiosamente, extrema esquerda e extrema direita estão de acordo... 
Olho o hoje com tristeza, o amanhã com muita angústia!  Não sei se será o principio do fim da União Europeia mas é, sem dúvida, o início de uma nova era.

1 comentário:

  1. Na verdade era um fim anunciado. Agora toda a gente vai falar muito, supor, procurar sinais até onde não há, concluir. Eu vou esperar. Como as mulheres de Atenas.

    ResponderEliminar