sábado, 4 de março de 2017

TEMPO

Há muito tempo já que não venho ao meu blog. A vida, ou o que eu tenho feito dela, ocupa-me o tempo, distrai-me, afinal, do que me dá prazer: a escrita. Pensei deixar morrer o portugalagoia - afinal, que falta faz? -mas, agora, mudei de ideias. Preciso da escrita! Preciso da liberdade que alinhar letras me dá e, se bem que um texto só existe se for lido, alivia-me produzi-lo, dar-lhe forma. De alguma forma, estranha talvez, a escrita liberta-me de algumas angústias, tal como falar me ajuda a ser mais pessoa.
Volto, então, ao meu blog. Imagino que ele está ressentido, afinal continuei sempre escrevendo no facebook..., e peço perdão pela pequena traição. O blog é mais pessoal, mais íntimo, do que o face. Tem menos visibilidade e, talvez também por isso, permite textos mais longos, mais pessoais também.
Volto ao meu blog, como tantas outras vezes, por causa da educação, por causa da escola... Acredito, convictamente, que é possível transformar a Escola num espaço de sucesso, sem retenção, capaz de responder individualmente a cada aluno. Não acho, sequer, que seja uma tarefa hercúlea! Basta que os professores, a maioria, acredite nesta possibilidade e compreenda que, afinal, hoje formam-se os adultos de 2020 e ... Ou seja, não podemos (não devemos) continuar a formar para o passado, para um modelo social que, sem dúvida findou há pelo menos 20 anos!
É sábado. Trabalhei a manhã inteira. Tenho para fazer um trabalho de Seminário e, em vez de estar a cumprir obrigações, dou-me ao luxo de partilhar reflexões. A Escola também devia ser isto: - Um leque de possibilidades, um conciliar de diferenças!

1 comentário:

  1. Luisa, invariavelmente passo no "portogalagoia" e começava a perder as esperanças na sua continuidade. Para lhe dizer a verdade receei que alguma coisa menos boa tivesse acontecido mas um dia destes, encontrando uma sua colega aí da escola, de forma discreta perguntei quem eu ainda lá eu conheceria, o seu nome estava entre outros e sem nenhum comentário.Descansei.
    Hoje tive a surpresa de voltar a ter um texto muito agradável para ler, espero que possa voltar a fazê-lo com assiduidade.
    D.

    ResponderEliminar