segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ACONTECE COM OS BONS ALUNOS

Tenho a convicção, talvez errada, de que os alunos, todos, respondem colaborativa e assertivamente ao desempenho dos professores. 
Ou seja, eu acredito que se um professor investe no que faz, se se envolve com os alunos, se cria com eles uma relação assente na empatia e no respeito, a aula resulta, a indisciplina torna-se residual e as aprendizagens acontecem. Mas, só para eu me lembrar de que as minhas certezas estão frequentemente erradas, às vezes vivo experiências dolorosas e para as quais nem  os manuais de pedagogia, nem as muitas horas de formação, têm resposta. 
Como reagir quando, a meio de uma abordagem da poesia de Fernando Pessoa, quando tento, com a turma, desmontar eixos de pensamento, dois bons alunos brincam, jogam, com papelinhos onde registam palavras idiotas, rindo divertidos e incomodando todos?! Ralhar? A jovens de 17 anos?? Explicar? Como explicar a quem já entendeu?? A quem, deliberada e conscientemente opta pela transgressão?
Hoje, tenho trabalho para o serão: - Tentar descobrir como lidar com este comportamento que me chateia, me ofende e me entristece...Se calhar, eu estava a ser mesmo desinteressante!

1 comentário:

  1. Luísa, tb tive disso e uma tática que dava resultado, ou pelo menos deu em três ou quatro casos que me ficaram na memória é torná-los “transparentes” isto como se não estivessem presentes. Não se lhes dirige a palavra, não se lhe corrigem os trabalhos, com habilidade não se esclarecem as dúvidas (muitas vezes provocatórias), passar pelo lugar deles e não parar parando no antes e no depois....isto durante o tempo necessário até perceberem! experimente e verá que resulta. No fim do período se não der resultado a avaliação deve refletir esse comportamento!

    ResponderEliminar