terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cabeça de Granada

Foi já há uns dias, ainda em Julho, que aconteceu o massacre na Noruega. Desde então, não há dia em que não pense naquele horror. Não foi a primeira vez que um indivíduo cometeu uma loucura destas, infelizmente, mas nem por isso deixa de ser impressionante a violência e a frieza deste homem (se é que um ser assim pode ser considerado homem...). Não há palavras suficientemente negativas para classificar este acto, não há lágrimas suficientes para chorar uma tragédia assim.
Mas talvez haja, no absurdo de toda a violência, uma lição positiva a tirar. Talvez este acto tresloucado (?) possa levar a sociedade dita moderna a pensar os Valores que a regem, os meios que a servem, as práticas que a destroem. Talvez seja mais um pretexto, porque infelizmente são precisos pretextos, para pensarmos todos na falta que faz o tempo dos afectos, a amizade cimentada, a construção de cumplicidades, a teia de relações no meio em que nos inserimos. Como mãe, confesso que as notícias que sempre mais me aterrorizavam eram "Desapareceu ..." para falar de crianças e jovens raptadas. Hoje, como avó, apavora-me a violência camuflada de ideais. Aterroriza-me o desprezo pela vida e a agilidade com que se dispara sobre inocentes. Temo que estejam a crescer, no chão de folhas secas que alcatifa os sons reais de uma sociedade humanizada, ervas daninhas com cabeça de granada. Como as que encontrei, por acaso, no meio de flores lindas e acolhedores relvados... Impressionou-me a forma como estas ervas, do nada, surgiam sugerindo Morte, e pensei que, se calhar, o jardineiro distraíu-se e não as eliminou a tempo. Julgo que, pese embora a pobreza da metáfora, é urgente estarmos atentos às cabeças de granada que crescem, inocentemente ??, sob os nossos olhares mais desatentos.
O assassino da Noruega, como os suicidas do 11 do Setembro, como tantos outros criminosos, não tem um sinal na testa, não é um ET. Pelo contrário, cresce ao nosso lado, vive por aí... Só uma sociedade diferente, mais humana de facto, pode, julgo, combater estes crimes!! Cabe a nós todos, não só aos governantes, reinventar a sociedade. Fazê-la de PESSOAS!!!

1 comentário:

  1. Este fim de semana, ao passear nos campos do nosso Alentejo deparei-me com essas cabeças de granada, mas bem vermelhas, bem distintas do verde dos campos.

    Um horror o que aconteceu, uma preocupação que, cada dia, nos faz olhar desconfiado quem está ao "nosso" lado. Mas, ao mesmo tempo devemos acreditar que o mundo não é assim, as aberrações são a excepção.

    Temos de reinventar a nossa sociedade, temos de fazer e formar PESSOAS.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar