quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Medo

É, talvez, o pior dos sentimentos. O Medo sufoca, transforma as pessoas, limita a liberdade, pressiona e provoca infelicidade. No entanto, cada vez mais o Medo é uma presença da sociedade actual. Olho à minha volta, oiço as notícias e tremo. Onde iremos parar?! Quero ser racional, lembrar outros momentos conturbados da História, bem perto ainda a 2ª Grande Guerra, mas nada me tranquiliza. Se nem o horror do holocausto parece servir de exemplo, o que fazer?
Os focos de violência, gratuita e criminosa, em Inglaterra, poderão, rapidamente, alastrar a toda a Europa. O desemprego, a banalização dos Valores Humanos, a relativização cultural, o descalabro em que se tornou a educação, tudo contribui para fazer crescer a violência. Há miúdos de dez anos a roubar, a destruir. Há miúdos de 7 anos contratados pelo Real Madrid como grandes jogadores de Futebol, e há meninas de 10 anos, ousadamente maquilhadas e vestidas, a fazer capa da VOGUE!!! Já não basta dizer que o mundo enlouqueceu. É pouco... Creio que urge ir mais longe! E, sinceramente, tenho medo da forma que se encontrará, porque tem de se encontrar uma forma, para combater a violência.
Em Portugal, por enquanto, as coisas parecem mais calmas. Parecem... Porque, a continuarem as medidas contra a população, a continuar o ataque a quem trabalha, não estranharei se situações idênticas às de Inglaterra vierem a estalar por aí... Em Lisboa, há quem ataque à cabeçada em pleno Centro Comercial Colombo, sem se conhecer a consequência de tal acto.
Para mim, a Liberdade é o valor fundamental de qualquer socieade e, por oposição, o Medo o pior dos contra-valores. De uma sociedade onde impera o Medo, o que esperar?

1 comentário:

  1. Medo que se pode transformar em Pavor e que pode vir a desequilibrar, ainda mais, toda esta trama tão frágil que vai aguentando a sociedade actual.
    Vivemos presos por cordéis, feitos de fio de má qualidade, somos marionetas de uma civilização manipulada por interesses que não respeitam os valores da moral, do respeito e da liberdade.
    Temos, cada vez mais, que estar atentos e tomar providências.
    Acima de tudo não nos deixarmos vencer pelo Medo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar