sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Segredo

O SEGREDO
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...
Miguel Torga
Faz parte da vida, o segredo. Quem o quer espalhar pede que o guardem: - Não contes a ninguém! - e, de boca em boca, o segredo calado ganha som e cor. Nem sempre, infelizmente, os segredos escondem o mistério do ninho, mas sempre, acho eu, guardam algo de especial. Algo especialmente bom, algo especialmente mau, algo especialmente íntimo ou mesmo algo especialmente inócuo. Eu tenho os meus segredos. Fecho-os a sete chaves, tranco-os no fundo dos meus sentires e quase (quase...) nunca os revelo. São eles que me permitem, às vezes, recuperar memórias e reviver momentos. Também tenho segredos de doer. Esses, tento que não venham à luz da existência vezes demais.
Mas, mais importantes do que os segredos de cada um de nós, são aqueles que desconfiamos que existem e não conseguimos desvendar: - Qual é o segredo para a mousse de chocolate não engordar? Como se convence o Amor de que ele existe? Como se faz para que a maionese não estalhace? Como se poupa dinheiro durante a crise? Como se recupera a confiança perdida? Como se dá sentido ao silêncio quando o ruído impede a comunicação? Ah! Se eu soubesse aquele segredo...

3 comentários:

  1. Este poema e A balada da neve, são dos que decorei (e gostava muito )na escola primária.
    Recordações...
    Todos temos os nossos segredos.
    Mas não é bom ter muitos. Pesam.
    Tenho uma amiga que diz que é bom falarmos sobre as coisas. Ficam mais leves. Concordo com ela.

    Gosto deste cantinho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tens razão... Quantas vezes pensei como comer mousse de chocolate sem engordar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Os segredos, às vezes, tornam-se tão pesados que se tornam insuportáveis para serem carregados sozinhos. O segredar, o confiar, o compartilhar tornam mais leves o fardo. Como duas mãos que seguram o mesmo saco das compras.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar