segunda-feira, 4 de junho de 2012

Avaliação

Os exames estão a chegar, o ano lectivo a terminar e as avaliações começam a atormentar-me. Nunca me habituarei à pedinchice das notas, ao "setôra dê lá!" como se de rebuçados se tratasse. Passa-se um ano a trabalhar, ou não..., e, no fim, a avaliação é vista pelos alunos como se dependesse, apenas, da vontade do professor. Como mudar esta mentalidade? dizem-me que com o tempo... Mas eu vejo o tempo passar e as coisas a manterem-se iguais! Julgo que esta situação só se alterará quando a avaliação se centrar na auto-regulação das aprendizagens, no carácter mais formativo do que sumativo, no encarar do erro como forma de aprender e não de punir. Detesto esta fase do ano! Detesto ver os meus meninos infelizes mas, honestamente, detesto mais ainda constatar a idiotice que os ataca...

1 comentário:

  1. Sobre esta matéria tenho algo a dizer.
    Sempre ensinei à minha filha que as notas não se mendigam, merecem-se. E para as merecer, tem que estudar e provar que sabe.
    Sou uma mãe participativa na vida escolar dos meus filhos. Vou às reuniões de turma e uma das coisas que noto é que de ano para ano se vÊ menos pais nas ditas. E aqueles que vão, são os dos alunos que se "portam" bem.
    Mas de facto, tenho-me apercebido que por vezes há alunos que são passados "por favor" e depois como explicar que eles não estudaram um ano inteiro e passaram e ela teve que estudar todos os dias?? Digo-lhe que as oportunidades futuras de uma boa vida tem a ver com as boas notas.
    O único 3 que ela tem é a Inglês, e quando no período passado o professor deu 3 a alunas que tiveram testes negativos durante o período e que tiveram o mesmo 3 que ela, que teve satisfaz ela ficou revoltada, triste e para além do que lhe disse que ela agora teria que provar ao professor que ele errou e tentar que ela subisse para o 4, ela tirou negativa. Possivelmente terá negativa no final do período, mas merece porque desceu a nota. Não vou mendigar uma nota que ela não merece, como sei que alguns pais fazem e depois dizem que os filhos tiram 4 e 5 quando a maioria são pedinchadas e porque o pai ou a mãe, é o colega do professor ou o senhor doutor.
    Realidade que a Professora conhece melhor que eu.
    É complicado esta altura, acredito que sim, mas não dê notas a quem não as merece. É triste ver alunos chegar ao ensino secundário e nem Português saber escrever.
    Beijo

    ResponderEliminar