sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CRIME

Muitas vezes, nas horas das actividades do Clube Europeu que coordeno na minha escola, falo aos meus alunos de democracia, de liberdade, da necessidade de participar, conhecer, criticar e opinar. Falo-lhes de governos que respeitam quem os elege, que têm como meta melhorar e dignificar a vida dos cidadãos, que colocam acima de qualquer valor a dignidade humana. 
Ultimamente, tenho dificuldade em tornar credível a minha acção formativa e educativa. Porque os alunos, tal como eu, têm consciência de que quem nos governa tem sempre outros valores que não os do respeito por quem os elegeu, ou a dignidade do ser humano. Vivemos governados por gente que nos maltrata, nos rouba - SIM! ROUBA! - e não nos permite viver com dignidade. Aos miúdos tenho, cada vez mais..., dificuldade em explicar a necessidade de votar e de participar civicamente, porque nem eu já acredito na democracia que defendo, na liberdade que venero.
Quando quem nos governa nos rouba, nos maltrata, nos humilha, onde fica o sentido da sociedade justa e humana? 
Sinto-me violentada diariamente e acho, sinceramente, que o que estão a fazer a Portugal e aos portugueses é crime! Tirar mais 10% nos vencimentos que já são miseráveis, é roubar e matar! A minha dor e revolta, o meu desespero e desencanto, não têm tamanho! Se, um dia em breve, o meu país pegar em armas, eu vou compreender...

3 comentários:

  1. A sua raiva, o seu desespero, são partilhados por muitos portugueses! Os maus governantes do PS e do PSD criaram a dívida e, agora, nós pagamo-la. Também estou revoltado, mas não quero armas!
    António

    ResponderEliminar
  2. Caro António,
    Eu estou disposto a pegar em armas. CHEGA!
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às armas, sim! às armas! Pela Pátria lutar!
      Contra os Barões (para evitar outra rima ímprópria, mas mais adequada), marchar, marchar!
      De preferência, àquelas que não matam, mas podem fazer sangue...

      Eliminar