quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RESISTÊNCIA

Dez professores, bons professores, aposentaram-se na minha escola neste último ano. São professores que marcaram gerações, que deram muito das suas vidas aos outros, que ajudaram a construir projectos de vida. Alguns destes colegas foram determinantes na minha própria prática docente e ensinaram-me muito mais do que todas acções e-learning, b-learning, ou seja lá o que for que eu tenha frequentado. Ensinaram-me a ouvir, a aliar a ternura ao rigor, a exigência à compreensão; ensinaram-me a integrar um projecto comum, transmitiram-me o orgulho de pertencer a uma escola como é a São Lourenço. Ontem, tentámos fugir às emoções, às despedidas tristes e, por isso, entre brincadeiras, música e afectos, dissemos uns aos outros o que as palavras não traduzem.
No final da noite, um aluno disse com alegria:  - Tenho orgulho em ser aluno da Secundária de São Lourenço! E eu chorei mesmo.

5 comentários:

  1. A São Lourenço é uma GRANDE escola! Cresci lá e nunca vou esquecer o que aprendi, não só em termos científicos mas sociais também.
    Ana

    ResponderEliminar
  2. No mesmo ano reformamo-nos três, ninguém deu relevância ao facto... Porém não senti falta, não sei se por pensar que seria um pró-forma e não um agradecimento sincero, apesar de ser obrigação de qq professor empenhar-se na sua missão!
    Lembro-me da festa que fizemos à sua mãe mas aquele era outro tempo! Foi um momento de emoção sinceramente vivido pelas/os que naquele momento estiveram com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, Sempre fui muito crítica em relação às festas "socialmente correctas" , onde por vezes reinava a hipocrisia. Mas ontem, sinceramente, senti que havia amizade e verdade no que foi dito. Há muito tempo que não vivia um momento tão humanamente rico!

      Eliminar
  3. Quando se chora, não de raiva, nem de desespero, mas de alegria, de emoção, por amizade e sinceridade... essas lágrimas valem em ouro pela riqueza do convívio, do aprendizado, dos afectos, do saber, em suma, de uma vivência que valeu e vale a pena...
    Chore, assim, mais vezes.. é bom sinal!

    ResponderEliminar