quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MADE IN

Um destes dias, treinando a competência oral dos meus alunos de 10º ano, pedi-lhes que falassem durante um minuto sobre o marcador que uso para escrever no quadro branco (o giz já faz parte de outra era). Houve hesitações, algumas aflições, mas houve, também, gente que se desembaraçou bem. Um dos alunos resolveu partir do facto da dita caneta ser "Made in Germany". Confesso que eu, que a uso diariamente, nunca tinha reparado nisso... 
O meu aluno lá falou de tempos perdidos, dos tais Descobrimentos que só já servem, infelizmente, para encher páginas de livros de história. Saí da aula satisfeita (acontece muitas vezes), não porque a caneta era "made in Germany" mas porque me pareceu que ajudei os alunos a compreender como se formula um argumento.
Hoje, resolvi ir às compras na minha cidade. E não é que encontrei uns sapatos, giríssimos e de sola cosida, baratos ainda por cima? E, cereja no topo do bolo, "Made in Portugal!" Fiquei apaziguada (um bocadinho) com o meu país: - Há quem produza! 
Soube-me mesmo bem, muito bem, calçar os meus sapatos novos Made in Portugal. É que, ainda por cima, fazem bom andar!

2 comentários:

  1. Só a Luisa para inventar esses desafios! Aposto que foi uma aula divertida, cheia de entusiasmo! Logo que esteja com a minha neta, que iniciou o 10º ano vou propor-lhe esse desafio.
    Agora qt ao Made in Portugal, sim nós temos muitas coisas boas sejam elas materiais ou não, o que não temos, infelizmente, é quem nos governe bem, quem ponha a render as nossas capacidades...

    p.s. Será que a sua imaginação não ajuda a desatar o tal nó de que me falou no post anterior? Espero que sim.

    ResponderEliminar
  2. As coisas fantásticas que tu encontras em Portalegre....

    ResponderEliminar