segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A IDADE

Envelhecer é um processo natural, normal e que deve ser aceite, com sabedoria, por todos. E blábláblá, numa sequência de frases e ditos que, de tão repetidos, já não fazem sentido. 
Envelhecer é tramado, e ponto final. 
Obviamente, é obrigatório mas, ainda assim, custa que se farta. Quem pode gostar de ver embranquecer o cabelo, alargar as formas (ou estreitarem-se), surgirem as rugas e as marcas nas mãos?! É porque ninguém gosta de envelhecer que se pintam cabelos, se fazem plásticas, se procuram formas de atrasar o inevitável... A mim, a idade (como a vida) tem-me dado o contrário do que eu esperava. Eu esperava que a idade me trouxesse serenidade, capacidade para aceitar absurdos, e inteligência para compreender o incompreensível. Nada disso aconteceu! Com o surgimento de mais cabelos brancos, vem, diariamente, uma maior dificuldade em comer e calar. A cada dia que passa, sinto que me é mais difícil aceitar o que, para mim, é inaceitável! 
Hoje, dei comigo a irritar-me e a indignar-me (uma vez mais) face a uma medida que, designada educativa, me parece escandalosamente deseducativa... A um aluno indisciplinado foi aplicada uma suspensão de dois dias. Ora, considerando que o aluno está a frequentar  a escolaridade obrigatória, que é um pré-adolescente, que ninguém está em casa com ele durante o dia, eu acho que o rapazinho recebeu um prémio: - Dois dias inteiros sem aulas, a ver televisão, a jogar à bola, a navegar na net! Para a próxima, vai desejar quatro dias de suspensão!
Como querem que compreenda esta decisão?! Este miúdo devia ser castigado de modo a que percebesse que errar dói, não dá bónus! Este miúdo devia ser olhado como um elemento no todo que é a sociedade e não, apenas, afastado do olhar da mesma. Que Escola é esta que considera educar apenas sacudir a água do capote?! 
Muitas vezes tenho dito, e escrito, que a Escola tem de mudar. Hoje, tenho medo que a mudança chegue tarde demais... É que estou a ficar velha e não viverei, talvez, o suficiente para festejar a mudança que desejo!

1 comentário:

  1. Tem razão Luisa, suspender um aluno só aproveita à escola (professores) não o terem a perturbar as aullas e comungo da ideia que para ele também foi um prémio não ter de ir à escola!
    Realmente havia de se encontrar outra maneira de tornar o castigo educativo!

    ResponderEliminar