sábado, 4 de junho de 2016

REVELAÇÃO

Uma das vantagens das redes sociais, e eu penso que há muitas e diversas, é a liberdade de expressão e a possibilidade de partilha de opiniões e realidades. Tenho aprendido muito, mas muito mesmo, lendo postagens em diferentes blogues, mesmo naqueles que são assinados por pessoas que pensam de forma bem diferente da minha. Sempre defendi, e continuo a defender, que é a pluralidade de opiniões que dá sentido à democracia, e cor à vida. Como seria aborrecido se todos estivéssemos sempre de acordo! 
Claro que eu sei, e já vivi essa experiência, que há quem use as redes sociais para, ao abrigo do anonimato, insultar e ofender. Pessoas que o fazem não me merecem, em princípio, nenhum respeito ou consideração e, por isso, leio o insulto e elimino-o, não perdendo nem um minuto com tal baixaria.
Mas, hoje, confrontei-me com um insulto diferente. Um/a colega insultava-me anonimamente. E o que me chateou não foi o insulto, já ouvi muito pior...O que me incomodou foi saber que vem de alguém que, em princípio, eu considero e conheço. O que foi escrito mostra que, afinal, e ao contrário do que eu sempre pensei, há professores que não são pessoas de bem. Que são hipócritas e medrosos, que não ousam dizer o que pensam. E fiquei triste. Não pelo insulto, (como o meu pai sempre dizia "O que vem de  baixo não me atinge"), mas pela obrigatoriedade de reconhecer que, afinal, nem todos os professores são os profissionais que eu pensava serem...
E aí está mais uma potencialidade das redes sociais: - Abrem-nos os olhos para o que nos rodeia!
E agora, feliz e aliviada, vou ler um bom livro e dar um passeio!

2 comentários:

  1. Então Luisa, andava enganada em relação à dita pessoa que considera(va). Só tem que passar a desconsiderar mesmo que não lho diga!

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostaria de ser assim, passar por cima de. Mas não sou. Importam-me os insultos. Molestam-me.

    Mas quem insulta por via anónima revela deficiência de carácter, baixeza; o que não é sinonimo de ser mau profissional.

    ResponderEliminar