terça-feira, 15 de novembro de 2016

INDIGNAÇÃO

Na sala de professores de uma escola que conheço, afixado em lugar de destaque por um professor - por um professor! - está um slogan que diz: "Para que os aldrabões não vos possam manipular. filosofia devem estudar!"Olhei aquilo, lixo puro, e experimentei fundo a dor da revolta indignada. 
Defendo que a escola, e os professores, devem ser referências de qualidade e de dignidade. Defendo, convictamente, que a escola deve transmitir Valores, educar para a qualidade e para o respeito e, por isso, lamento, e incomoda-me, que haja professores que privilegiam o reles, a vulgaridade, o lixo.
Sempre defendi, e defendo cada vez mais, que as pessoas devem ser livres, autónomas e responsáveis mas, quando falta a noção de responsabilidade e  de respeito, devia ser possível interferir e agir. 
Sou grande defensora dos professoras. Sinceramente, acho sempre que é por os professores serem muito bons que o sistema ainda não ruíu e, penso, casos destes só servem para humilhar e denegrir a imagem de uma classe. Às vezes, tenho muita pena de ser professora neste país...

4 comentários:

  1. Pois não vejo por que se indignar. A frase é falsa e não tem acerto com a realidade? Ou o termo aldrabão não existe no dicionário? Se bem me lembro é nessa disciplina que se estuda a diferença entre manipular e persuadir e se ensina o poder da reflexão. Não será a única em que se pretende cimentar a autonomia do pensamento, mas ajuda bastante e deve ser por esse motivo que a filosofia é hoje uma disciplina mais ou menos proscrita. Mas esse é outro assunto.
    É assim, só não entendo por que carga de água isso apareceu na sala de professores (mas não me escandaliza forma e conteúdos utilizados), normalmente é conversa dirigida aos alunos. Mas talvez os professores também precisem de reflectir. Olhe, ando a pensar seriamente em rever as matérias de 10º, 11º e 12º anos de filosofia. A gente esquece com muita facilidade. Mesmo as coisas importantes e com que concorda. E estou a falar de teoria que a praticar somos ainda mais negligentes.
    Enfim, não entendo a sua indignação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Bea a minha indignação vem, simplesmente, da escolha dpo vocabulário. Gostaria de ver mais elevaç
      ao e cuidado no léxico usado por professores... Quanto a vir no dicionário, não me aprece argumento. No dicionário vem tudo e cabe-nos, a nós falantes, fazer a seleção de acordo com os contextos e os falantes. Tem razão num aspecto: De nada serve a minha indignação.

      Eliminar
    2. Minha caríssima e respeitosa senhora, talvez o tema já tenha prescrito mas, mesmo assim, faço questão de a clarificar, complementando a crítica da Prof. Luísa Moreira àquele slogan - e garanto-lhe, a indignação tem toda a razão de ser:
      A indignação não só advém do baixo nível do slogan, exposto na sala de professores com alunos a ver, como a professora referiu, mas também tem origem no propósito do manifesto. O professor que o expôs é uma pessoa que sofre dum problema mental que se tem vindo a aprofundar, e fa-lo com o objectivo de denegrir e atacar determinadas pessoas que também estão naquela escola - e muita gente percebeu que foi esse o propósito! Que o slogan é verdadeiro? Talvez seja! Que a natureza do slogan é inocente? Não, é rude, estúpida, desrespeitosa e hostil! Feita com objectivos de atacar e ofender em público. Com isto, não pretendo de forma alguma visar a senhora, simplesmente não era conhecedora dos factos, naturalmente.

      Com os melhores cumprimentos
      Xavier Mourato Nabo, 12º ano, Escola Secundária São Lourenço

      Eliminar
  2. Luisa, tb eu continuo a indignar-me com o pouco cuidado com que alguns professores se expressam. Não sei se pensam que esse tipo de vocabulário os aproxima mais dos alunos ou se é o vocabulário em que foram criados e ainda não perceberam que a Escola é um lugar onde se deve cultivar alguma elegância no falar e no escrever.
    A minha neta R. Já está no 12º ano e sendo uma menina atinada eu tenho confiança no que me conta, e conta-me cada uma!

    ResponderEliminar