terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Gargalhada - Também em Crise?

"O riso é a mais eficaz forma de crítica", disse, um dia, Eça de Queirós. Peguei na frase, gosto dela, e pedi aos alunos de 11º ano que escrevessem partindo daí. Antes, lembrámos, na sala de aula, os Gato Fedorento, o Contra Informação, Gil Vicente até. Esperava, confesso, grande entusiasmo, humor vivo, olhares, apesar de jovens, atentos e carregados de humor. Infelizmente, a maioria dos textos surgiu cheia de ideias-feitas, de frases gastas, de vazio de conteúdo. Expressei a minha desilusão. Partilhei a minha decepção...
Cheguei a casa pensando na minha vivência.
De facto, concluo, o humor está, também ele, em crise. As pessoas parecem ter desaprendido o sabor de uma gargalhada, o efeito libertador de uma boa piada.
Eu também tenho saudades de rir, de brincar com a realidade, de teias de alegria na minha rotina.

1 comentário:

  1. Querida, essa mesma tarefa foi tembém realizada por mim. Não sei se pela distância,pelo desenvolvimento ou se,simplesmente, por alunos mais "à-frente" o que resultou do meu 11ºano foram textos giros,"leves", bem dispostos...
    Rir é o melhor remédio! Para tudo!!
    Mãe,RI-TE!!!
    beijo

    ResponderEliminar