domingo, 20 de novembro de 2011

Democracia Assim?

Em Itália, afastaram-se os pólíticos e nomearam-se os tecnocratas. Parece, dizem, que vai dar certo, que vão ser tomadas medidas eficazes e resolverem-se os problemas graves que o país enfrenta.
Eu não percebo nada de política, mas confesso que me faz muita confusão esta decisão. Parece-me ser um atropelamento escandaloso da democracia, um pôr em causa direitos que, julgava eu, eram basilares do sistema democrático! Como se pode, simplesmente, afastar políticos, não fazer eleições, nomear tecnocratas e seguir em frente?! Tenho lido, com um misto de curiosidade e incredulidade, o que dizem os sabedores (sábios já não há) sobre isto, mas, talvez por burrice minha, continuo muito baralhada. Sei que há maus políticos, que nem todos (embora possa parecer) estão em Portugal, mas, ainda assim, penso que é perigoso enveredar por uma guerra cega contra todos, eliminando-os, condenando-os, fazendo com que pareçam dispensáveis.
Não compreendo um sistema democrático sem Partidos políticos, sem representantes desses Partidos, sem pluralidade de ideias e vontades. Olho com muita angústia o que está a acontecer em Itália. Penso, o eterno vício luso, no meu pobre país, e concluo que, ainda que ache que a maioria dos políticos portugeses deixa muito a desejar, prefiro estes a nenhuns!

3 comentários:

  1. É a dificuldade em governar bem... nem política em exclusividade, nem a tecnocracia absoluta... extremos que não se tocam e não resultam...

    Um bom prato deve ser sempre feito de bons ingredientes e nada melhor que bons e honestos políticos associados a competentes tecnocratas...

    Resulta um prato delicioso? agradável? ou tolerável?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Esta "fiscalização","governação" da tal Troika ,não será um caminho que irá dar à Tecnocracia?...(Espero que vão embora depressa)!
    Embora também não perceba de política..., mas fico contente por termos ainda políticos respeitáveis e, a quem, ainda, possamos dar o nosso voto de confiança, apesar disto ser uma selva.
    Isso dá-nos uma esprerança nesta batalha...

    ResponderEliminar
  3. Luísa, a Itália vai ter eleições daqui a um ano. É um governo provisório, aceito pelo Parlamento. Não te assustes. O grande problema é que, entre nós e um pouco por quase toda a parte, os políticos, quer no governo, quer na oposição,não falam com o povo/eleitor.
    Depois, aos técnicos falta, normalmente, cultura e limita-os a técnica que sabem, já de si limitada.
    Precisamos de políticos cultos, humanistas, com moral no coração.

    ResponderEliminar