segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Raio de Sol

Está frio lá fora. Frio nas janelas, parecem pintadas com gelo picado, frio nos narizes dos miúdos que gozam o intervalo buscando um raio de sol. Vejo estes jovens da minha janela de trabalho, enquanto teclo textos, elaboro projectos, respondo a emails, preparo formações, aqueço as mãos num café forte. Vejo-os procurando o sol, tocando-se timidamente (ou não), de certa forma provocando a vida, despertando essências. São jovens com a vida a haver, com desejo de ser gente e pessoa. Gosto de os ver. Gosto de os observar, de ouvir as gargalhadas, de poder vê-los sem ser vista. Às vezes, como hoje, comove-me a força com que riem, as cores garridas que vestem, a força com que mordem a boleima que acabaram de comprar. Mordem o pão como mordem o quotidiano, quero eu acreditar, procurando saciar a fome de existir que ainda não sabem SER. O raio de sol brinca nos cabelos das miúdas, aquece os ombros desprotegidos dos rapazes, envolve-os nos recantos onde trocam beijos apaixonados e desejosos. Sinto que o sol é cúmplice. Que do céu vem com força protectora e ternura mágica. Em silêncio, peço-lhe  que não fuja.
Ao menos que o sol aqueça a ternura dos meus miúdos a aprenderem a ser gente!

5 comentários:

  1. Gostei da ternura com que esta Professora, no meio de tantos encargos, de tantos dias de trabalho,(inclusive os sábados),de tanto "queimar de pestanas", conseguiu ver os seus alunos, as suas gargalhadas e o pormenor de morderem o bolo como quem morde a vida, para se saciarem e aprenderem a SER...
    Espero que o "Raio do Sol" a toque também a si, e lhe deixe sempre essa LUZ!

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos raios de sol que alegram, que aquecem, que dão brilho, que iluminam, que nos envolvem no amor e nos afectos, e que dão encanto ao modo como nos fazem sorrir à vida.

    Porque será que o sol de Outono é tão encantador e tão cheio de magia?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Um texto belo!
    Um texto com o qual ficamos a pensar, a recordar outros tempos,nos quais também nós tivemos esse beijo escondido e protegido pelos céus.
    Gostei muito!

    Carlota Pires Dacosta

    ResponderEliminar