quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29 de fevereiro

"Quando eu nasci, ficou tudo como estava". Acho que é um verso de Sebastião da Gama que, hoje, fiz um pouco meu. Quando eu nasci, facto de que infelizmente me não lembro..., também ficou tudo como estava. Só eu vim a esta existência avisada de que as coisas não seriam fáceis, o dia era especial e relativamente raro. Cresci com um aniversário sempre marcado por "não fazes anos, mas enfim, parabéns!", ou "hoje, finalmente, damos-te os parabéns no dia certo!", ou "tinhas de nascer num dia especial!". Habituei-me a esta mobilidade do meu aniversário sem nunca achar que isso me fizesse evitar, ou adiar, o envelhecimento que cada vela garante. Lembro-me de alguns aniversários, da vontade de ser crescida, da alegria de ser jovem, do susto de começar a envelhecer. Lembro-me de um aniversário especial, 40 anos!, e (meu Deus como estou velha!) parece-me que foi ontem...
Hoje, é dia 29 outra vez. Hoje, apetece-me assumir as minhas vontades, estar-me absolutamente nas tintas para as normas e convenções sociais, e oferecer-me o direito de fazer o que me apetece. E apetece-me tanta coisa!

7 comentários:

  1. Então parabéns, parabéns e parabéns pelos anos que não contou...!!
    Todas as idades são lindas e têm a sabedoria delas próprias.
    Desejo que assuma as suas vontades e que se ofereça , "SER FELIZ!!"
    Que tenha um grande dia...à sua maneira claro!!
    Beijinhos !!

    ResponderEliminar
  2. Não é verdade! Quando tu nasceste, nasceu uma pessoa boa, linda e verdadeira! Isso foi grande!
    O mundo fica sempre na mesma: nós é que lhe damos cor, sentimentos, beleza, dignidade!
    UM grande beijo de parabéns minha querida!
    Aprovo a 100% a tua decisão de hoje:
    "Hoje, apetece-me (...) oferecer-me o direito de fazer o que me apetece. E apetece-me tanta coisa!"
    Já somos duas!

    ResponderEliminar
  3. "Em Portugal, 7.427 pessoas só podem festejar o seu nascimento no dia de aniversário de quatro em quatro anos. Nascidos a 29 de fevereiro, os “bebés bissextos” representam uma minúscula parcela dos 10 milhões portugueses."

    ResponderEliminar
  4. Olá professora.
    Esperamos que esteja a ter um óptimo dia de aniversário.
    Muitos parabéns!

    João Durão
    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!
    Espero que tenha tido um dia lindo e que aproveite bem o que resta dele.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Isto de só fazer anos bissextos não acontece a todos! Só a alguns eleitos, privilegiados, seres únicos, inteligentes, sensíveis, especiais...

    Parabéns e até daqui a 4 anos!

    Beijos, desta vez!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar