sábado, 18 de fevereiro de 2012

Antiguidades

Num dos muitos mails que recebo, alguns nem chego a abrir..., esbarrei com uma apresentação que me fez sorrir. Sob o título de "Velharias", apresentavam-se várias imagens de coisas de um quotidiano relativamente recente. Apresentavam-se os cadernos escolares, as capas dos livros, a publicidade às Bic, dos anos 50/60. Reconheci imagens (decididamente, estou velha!), comovi-me com algumas (eu ainda me lembro do papel químico) e ri-me com outras.
Ri-me, sobretudo, com pequenos excertos retirados da Crónica Feminina - A Revista que as Senhoras lêem e os homens também! - alusivos aos comportamentos femininos. Num deles, lia-se que as senhoras não devem retocar a maquilhagem à mesa de um Restaurante pois, se necessitarem de o fazer, existe um toilette (galicismo eufemístico) onde poderão fazê-lo com recato. Soube-me a pó a palavra recato, de certeza os meus alunos desconhecem o significado, mas gostei da sugestão. É que, mesmo a sério, eu também acho que há coisas que exigem recato e que perdem muito encanto quando praticadas pubicamente. Depois de passar todo o power point, fiquei segura de que também eu sou uma velharia...

4 comentários:

  1. É verdade, o recato parece que desapareceu do léxico e do comportamento das pessoas... agora, mesmo que se queiram fazer coisas "às escondidas", ou recatadamente, há sempre um Big Brother a espiar os nossos actos...

    É pena...

    Um beijo,

    Alberto

    ResponderEliminar
  2. Li muito a Crónica Feminina... era a revista de menina Edviges, a costureira que ia lá para casa às quinta-feiras. E também ouvia no Radio Clube e nos Emissores Associados os romances do Tide e o Simplesmente Maria.

    Velharias...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Claro que o recato não tem idade e deve ser obrigatório na mulher, sempre!
    Há pequenas coisas, no retocar das nossas maquilhagens, que não se devem mostrar.Para nosso bem e para bem dos outros.
    É enjoativo observar alguém a botar o rímel nas pestanas e a fazer caretas.
    Para não falar das "boquinhas" e dos "acertos" aos passar baton nos lábios.
    Coitados dos homes a presenciar estas «realidades», nuas e cruas...

    ResponderEliminar
  4. Também já recebi esse mail e achei muito engraçado, porque a maior parte das coisas são-me familiares.

    Há muita coisa que se perdeu e caiu em desuso e são apenas regras essenciais de boa educação e de convivio com os outros. Liberdade não é "bandalheira", mas as pessoas confundem e aceitam como normal o que o não é.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar