sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Barra

Encontramo-nos, o grupo do Clube Europeu, na  Biblioteca barra centro de recursos. Sentamo-nos à volta da mesa e, baixinho (porque é Biblioteca antes da barra) vamos conversando. Ligamos o computador porque, afinal,  é barra Centro de Recursos, e rimos de fininho porque, vendo bem, antes da barra é ainda Biblioteca. Sugiro um livro, respondem-me com o google, é um recurso, e a funcionária pede que baixemos o tom porque, não esqueçamos, é uma Biblioteca! Reclamo da associação que a barra impõe  e tenho pena da velha Biblioteca onde, de facto, se lia! Os miúdos discordam, e a razão é deles, alegando a mudança dos tempos "Hoje, pode ler-se tudo no computador!". Eu protesto. Ainda não consigo trocar o cheiro dos meus livros, a possibilidade de me enroscar no canto do sofá, o folhear as páginas procurando AQUELA passagem, a companhia nas noites de insónia, pelo ecran do computador. Dizem-me que devo comprar um Ipad. Que aí, garantem, vou deixar de querer a volta a minha Biblioteca! Aí, terei um livro barra computador...Será?!
Não acredito. Tenho saudades do cheiro da Biblioteca de altas estantes do meu Liceu, antes da moda das barras, dos dois em um a saber-me a comida de plástico. Sinto falta da Dona Mariana a procurar os verdadeiros Bichos, ou a fazer-nos chegar ao Bobo (acho que foi o primeiro livro que eu detestei...). Esta noite, gelada, vieram-me as saudades das Bibliotecas e, em simultâneo, a fobia às barras. Gostava mais, acho eu (mas nem ouso jurar), que se mantivesse a identidade da Biblioteca e se criasse, noutro lado, um centro de recursos. Sem barras! Sem misturas e sabendo, bem, para que serve cada um...

2 comentários:

  1. Hoje em dia usa-se a BARRA (slash /) para tudo, tal e qual como as aspas (" "). Até já se institucionalizou a mímica dos indicador e dedo médio de cada mão a fazerem de "aspas" numa espécie de Faz De Conta, do diz que não diz ou do disse isto mas queria dizer aquilo.

    Mas, BARRA, para mim, é a dos portos marítimos, a dos tribunais e a de chocolate...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Na minha humilde opinião, a "barra", ou seja , o computador não tem nada a ver com a concentração que se tem a ler um livro.O gostar e apreciar ler, é pelo conjunto de pequenas coisas que se lhe junta: a posição de ler, a hora de ler o local onde se saboreia a leitura e a concentração do assimilar, do que se lê.
    No computador eu não consigo concentrar-me- ou vem um mail, ou vêm anúncios, ou, deixa agora ver se este ou aquele blog tem mais algo...deixa ver se a Sapo tem novidade, e agora quem é este aqui no face? -Já ficou o que estava a ler adiado..., ou até ficou esquecido!
    Penso eu...

    ResponderEliminar