segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Carlota

Chegou com data marcada, hora certa e grande ansiedade de quem a esperava. A Carlota é a minha segunda neta, um bebé calmo e de olhar curioso. Pego-lhe e olho-a fundo. Acredito que é nestes momentos, logo nos primeiros tempos de vida, que se criam laços definitivos e quero muito, MUITO, criar com os meus netos laços e cumplicidades efectivas. A pequenina Carlota parece compreender a minha emoção e segura, com uma mão minúscula, o meu dedo tremente. É mais um projecto de mulher chegado a um mundo que, apesar de muitas quotas, ainda é muito dos homens. Vai ter de ser forte para se impôr!
A minha neta vai crescer num ambiente estranho para mim, num país que fica longe, com tradições bem diferentes das minhas. A minha Carlota não vai comer a primeira refeição na varanda da Serra, não vai aprender o nome das igrejas que se vêem lá de cima, não vai adormecer, nas noites de Verão, ao som dos concertos das cigarras e das ralas. A Carlota vai ouvir os sinos de Westminster, vai aprender a respeitar a rainha e, espero eu, vai construir um futuro que exigirá conciliar ausências e viveres. A Carlota, agora o bebé que, no meu colo, toda cor-de-rosa, recusa a chupeta, vai ter de ter força para vencer. Olho-a desejando-lhe toda a felicidade do mundo! Que a minha menina aprenda sempre a ternura, a magia do pôr-do-sol, o sabor do carinho, a importância das teias de cumplicidades que se tecem a cada dia.
Bem-vinda Carlota!

3 comentários:

  1. Bem-vinda Carlota!
    Felicidade para os pais e para avó.
    Com um nome assim, só poderá ser uma menina muito especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nós cá estaremos para lhe ensinar TUDO sobre a varanda da serra!!
    Um grande beijo para a MINHA SOBRINHA LINDA!! E outro para ti!!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e as boas vindas à Carlota a este duro mundo! mas não vai estar sozinha! tanta gente boa à sua volta e tanta mulher de coragem...A Joana já se está a preparar para a nova aluna! Até a Carlota grande estará lá atenta em Portalegre...
    ~Beijinhos querida Luísa.
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar