segunda-feira, 11 de junho de 2012

A gaivota

Era uma vez uma gaivota que queria ser pomba. Era uma vez uma gaivota que achava não servir para nada. Era uma vez uma gaivota à beira-mar. Era uma vez uma gaivota com muitas amigas. E era uma vez uma pomba que virou cabidela (coitada!). E, por causa disso, era uma vez a mesma gaivota contente por ser gaivota!
Era uma vez, uma sala cheia de meninos e meninas a brincar com livros e estórias. Era uma vez uma estória real, com afectos e ternuras, com olhares nervosos e vozes afinadas, com  leituras bem pontuadas e grupos coesos. E... era uma vez uma professora Luísa com os olhos a afogarem-se! Era uma professora Luísa com o coração azul: - Azul da cor das letras ternurentas que enchiam um livrinho de bem-querer.
E, antes do ponto final, era uma vez um post, num blog, com um OBRIGADA enorme e uma fé renovada nas aprendizagens...
Era uma vez, ainda, duas professoras boas navegadoras, com mapas cheios de letras de descobrir leituras, com estradas para a alegria!

4 comentários:

  1. Sim! Era uma vez uma grande PROFESSORA que passou pelas nossas vidas e nos deixou um conjunto de saberes, uma forma delicada e diferente de estar e de ser.
    Gosto de pessoas invulgares, que desfiam a banalidade do dia-a-dia, que não têm medo de dizerem o que lhes vai na alma. Enfim, às vezes, cruzamo-nos com seres que nos tornam mais autênticos e nos mostram o outro lado da vida, aquele que não é para todos. Apenas para os ousados. Eu nem sempre o consigo ser mas se, por vezes, o sou sinto-me bem e sei que também faço feliz quem está à minha volta.
    A escola precisa de momentos assim! De professores que desafiam e surpreendem. Afinal, ainda vale a pena correr para a escola!

    ResponderEliminar
  2. Era uma vez...uma PROFESSORA que conseguiu mexer com a forma de estar de alguns professores e colocou-nos a "sonhar" com o prazer da leitura.
    É bom saber que no sonho do era uma vez há pessoas que partilham experiências, enriquecem-nos e desafiam.
    Precisamos de uma escola com momentos desafiadores que levem os alunos a percorrer teias de letras e de boas leituras que levam ao sonho e à ALEGRIA DE APRENDER E LER!

    ResponderEliminar
  3. O que a tua aluna diz, Luísa, não tem preço! É o que dá sentido às tuas dúvidas, às tuas insónias, ao medo de não saber se sim, se não.

    "(...) às vezes, cruzamo-nos com seres que nos tornam mais autênticos e nos mostram o outro lado da vida, aquele que não é para todos." Muito bem, Luísa Pinto! É bom admirar e dizer aos outros que os admiramos!

    "Isto" justifica tudo, dá um sentido, ampara, emociona e empurra, Luisinha minha amiga!
    Vivendo com o coração, hás-de encontrar muitos corações!
    Continua! vai sempre em frente, claro, com todas as hesitações que possam sempre surgir na vida!
    Beijo e muitos parabéns!

    ResponderEliminar