domingo, 21 de outubro de 2012

A Rainha Santa

Está calma, tranquila, mostrando as rosas que foram pão. Foi feita por mãos habilidosas, inspiradas nas lendas que escorrem nos tempos, em Estremoz. Olho-a com admiração. Uma certa inveja, talvez. É a rainha santa, fez milagres, foi mulher e, hoje, é Arte. Gosto dos bonecos de Estremoz, admiro a Arte das irmãs Flor, mas esta imagem é mais do que Arte. Vejo no olhar simples um desafio, uma provocação talvez. A rainha parece querer lembrar-me/nos que, às vezes, é preciso fazer das dificuldades privilégios, é preciso ser capaz de transformar pão em rosas, dando beleza ao concreto e perfumando a realidade.
Lá fora chove mansinho, quase que pedindo o céu desculpa por molhar o mundo. Hoje, sabe-me bem esta chuvinha, o frio honesto, o cheiro do lume que acendi pela primeira vez. Hoje, gostava de poder também fazer um milagre, queria transformar dúvidas em certezas, esperança em realidade.

1 comentário:

  1. É muito linda a imagem.
    Nós vamos conseguindo todos os dias transformar o pão em rosas, perfumando os dias. Só assim se pode viver: com alguma poesia.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar