sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Carta possível

Caro Senhor Ministro da Educação,
Venho, respeitosamente, agradecer o seu desempenho, e a colaboração, decisiva, que veio dar à minha actividade profissional. Sendo professora há 30 anos, imagine!, nunca tinha percebido a importância de estar metida num POTE (Plena Ocupação dos Tempos Escolares). Foram precisas as medidas dinâmicas de Vª. Exª para eu compreender como é util para mim, e talvez para os alunos, o facto de  estar duas horas, perdão - 100 minutos -, sentada numa sala à espera que algum colega tenha um ataque, ou falte subitamente. Sou uma das muitas professoras que, em vez de estar a fazer leituras, a preparar aulas, a corrigir trabalhos, estou sentada à espera que o tempo passe, com o orgulho de estar no POTE ! Não percebi, ainda, se estou no fundo do pote ou à tona, mas hei-de perceber, eu sei...  Agradeço-lhe, também, a conversão das horas em minutos. É bom ter horas de 50 minutos e juntar muitos dez minutos sobrantes para o tal pote. Obrigada!
Senhor Ministro, também tenho de lhe agradecer os muitos alunos por turma. Graças a isso, não tenho eu cadeira nem mesa, os alunos são mais do que o espaço e, assim, levo horas (de 50 ou 100 minutos) de pé e em movimento o que, sem dúvida, é óptimo para a minha mobilidade.
Eu sei que o senhor Ministro vem da área das ciências, da matemática, e, por isso, compreendo perfeitamente que reduza o sucesso dos alunos a produtos, esquecendo os processos. O que interessa são os resultados, não os processos de desenvolvimento de competências. Tem toda a razão! O que interessa que um aluno saiba pensar, que tenha sentido crítico, que seja capaz de discordar?! Isso só lhe trará angústias! Assim, concordo com as orientações que sabiamente nos envia: - Formatem as cabeças dos jovens todas da mesma forma, tornem iguais os diferentes, comparem o incomparável e  avaliem! Ah senhor Ministro, só mesmo o Ministério da Educação português para ser capaz de tanta visão...
Senhor Ministro, obrigada, também, por me pagar cada vez menos. Este corte constante no meu vencimento, (imagine que, sem razão, cheguei a considerar um roubo), tem contribuido para eu levar a cabo a dieta necessária e tem-me permitido desfrutar da cor branca das paredes da minha casa onde, sem custos, projecto os meus sonhos de férias sonhadas.
Dr. Nuno Crato, resta-me, a concluir, dar-lhe os parabéns pelas enormes escolas que criou. Não imagina como é saudável ver os pequeninos de 11 anos a jogarem à bola sob o fumo dos charros que fumam alguns dos mais velhos. Faz-lhes bem! Começam, cedo, a preparar-se para a droga que é a vida que Portugal lhes oferece. Brilhante!
Senhor Ministro, esta é carta possível que lhe escrevo. A outra, a carta que gostava mesmo que Vº. Exª lesse, é uma carta impossível. Porque, senhor Ministro, começa a ser impossível ser-se Professor em Portugal.
Cumprimentos, relativamente respeitosos
MLM
 
 

3 comentários:

  1. O problema desta gente, do governo, é que já tiveram alguém, antes, que lhes formatou a cabeça, o pensamento, a vida...
    Deus disse: "Crie-se o Homem à nossa imagem e semelhança..."
    Eles, como se julgam deuses...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Fantástico mesmo. Não lha vais mandar? Olha que até esta bem suave... lol

    ResponderEliminar
  3. Contestações, manifestações e mais reclamações !
    Quem está mal muda-se !
    Já não basta, quando abrimos os telejornais todo aquele rol de desgraças, que só cria mal estar ?
    Já nem aqui podemos ler boa prosa, poesia e coisas boas de sentir, para nos aquecer a alma ?
    Quererão mais uma revolução, para desestabilizar o país, agora tão debil?
    Haja optimismo e cuidemos, amemos, o que se tem !

    Bjs

    ResponderEliminar