domingo, 26 de maio de 2013

A IGREJA CATÓLICA

O Papa Francisco dá-me segurança, emociona-me, desafia os meus melhores sentimentos. Gosto do sorriso, da coragem das palavras, da simplicidade, do olhar directo e franco. Hoje, ou melhor ontem..., gostei de o ouvir protestar contra os padres que recusam baptizar filhos de mães solteiras. Sensibilizou-me ouvi-lo lembrar Jesus Cristo que nunca repudiou ninguém! Tocou-me fundo ouvi-lo dizer que na Igreja há lugar para os pecadores, e não apenas para os Santos.
Talvez, agora, depois de séculos de incompreensão, a Igreja Católica seja capaz de se voltar para o verdadeiro sentido humanista que a deve, julgo eu, definir.
A nomeação de D. Manuel Clemente também me enche de esperança. Penso que é um Cardeal próximo dos ideais do Papa Francisco e, por isso também, confio nele. Como católica, cheia de angústias e falhas, muitas vezes senti que a minha Igreja me não compreendia. Talvez cobardemente, refugiei-me em Cristo, que eu SEI que é meu Amigo, e fui-me afastando dalgumas práticas que a minha Fé impõe. No entanto, algumas outras práticas, como o baptismo, defendo sempre. Acho um ritual que tem sentido pois, para mim, implica inserir a criança numa família alargada onde, pelo menos teoricamente, a amizade e a solidariedade imperam. Por isso, acho importante a escolha dos padrinhos, pessoas próximas da família, presentes sempre que necessárias. Parece-me lógico que, se possível, os padrinhos sejam irmãos dos pais, afinal a família mais próxima! Ora, assim sendo, foi com alguma estranheza que soube que, desde há cerca de três anos, para se apadrinhar (ou amadrinhar) uma criança, é imprescindível ter-se sido crismado! Pasmei! Fará sentido?! Fiquei com dúvidas, fui ler, procurar respostas. No silêncio das minhas noites dolorosamente longas, perguntei a Cristo a resposta. Ontem, subitamente, o Papa Francisco respondeu-me, ao defender que todas as crianças podem e devem ser baptizadas, sem rigores de papéis ou complicações de cursos. Fiquei feliz e, hoje, quando mais logo for tomar café vendo o Tejo, vou, de certeza, lembrar-me do rio Jordão, da simplicidade de João Baptista!

2 comentários:

  1. A Igreja, que nasceu de uma simplicidade naturalmente ecológica, foi-se enchendo de regras, de ouros, de leis absurdas, de viveres sumptuosos e de imposições postiças que nada têm a ver com o desprendimento de Cristo ou do Baptista!
    Tem feito afastar muito crente que persiste em viver agarrado à filosofia que Cristo e nunca ao cerimonial e manancial de exclusões que o Estado do Vaticano tem imposto ao longo dos séculos.
    Quem sabe se este Papa Francisco, este Patriarca Clemente e outros seguidores da simplicidade de Cristo terão a força suficiente para afastar a Nomenklatura instalada no seio desta Igreja retrógrada?

    ResponderEliminar
  2. Também tenho confiança em D. Clemente. Mas, setôra, também temos de ter confiança em cada um de nós, não acha? "Deus deu-nos a liberdade de escolha" - Lembra-se de nos dizer isto quando discutiamos a Aparição (acho que já saíu do programa)...
    Ana

    ResponderEliminar