sábado, 18 de maio de 2013

Ignorância?!

Finalmente consegui ter tempo para ler, atentamente, as propostas (leia-se imposições) do Ministério de Educação no que diz respeito às alterações curriculares para o Ensino Básico. Tinha lido umas opiniões nos jornais, tinha ouvido alguns colegas, mas eu nada tinha lido. (Devo confessar que, cada vez mais, acho que todos têm opinião e poucos têm pensamentos, recusando-me, por isso, a fazer minhas as reflexões alheias...)
Bom, decidi-me a ler os documentos e fiquei siderada! Baseados não sei em quê, vêm agora os senhores do Ministério da Educação contestar as competências e apregoar a "aquisição de saberes". Como se pudesse haver competências sem saberes, como se o saber sem capacidade de interiorização e compreensão servisse para alguma coisa... 
As novas directrizes parecem tiradas de manuais de pedagogia do séc. XIX.! 
Diz o documento, e cito "que o Currículo Nacional para o Ensino Básico “respondia a recomendações pedagógicas que se vieram a revelar prejudiciais" ! Em que estudo se baseia esta afirmação? Prejudiciais porque permitem desenvolver aprendizagens activas e individualizar processos?! 
Mais adiante, lê-se "erigindo a categoria de competências como orientadora de todo o ensino, menorizou o papel do conhecimento e da transmissão de conhecimentos, que é essencial a todo o ensino." - Mas será que estes senhores sabem o que significa "competência"? Alguém poderá, por favor, explicar ao Dr. Nuno Crato que não pode haver competência sem aquisição de saberes? Que o conhecimento se constrói e não é de transmissão simples ou sequer um caso de hereditariedade?! 
O que está a acontecer é, creio, o andar para trás no que ao processo de ensino e de aprendizagem diz respeito! Ser professor é hoje, mais do que nunca, uma tarefa difícil e complexa e, infelizmente, parece que só o MEC não o sabe... 
Se Portugal fosse um país a sério, a esta hora os pais davam as mãos aos professores para defenderem o direito dos seus filhos ao saber e ao saber fazer e saber ser! - O Direito à Educação!

5 comentários:

  1. Ah!!!... Minha rica Setôra!!
    Este texto vai dar uma voltinha...à se vai....

    ResponderEliminar
  2. Este ministro, esta equipa, têm sido uma verdadeira desilusão!

    Teresa

    ResponderEliminar
  3. De facto, este governo não pára de nos surpreender negativamente.
    António

    ResponderEliminar
  4. Não posso estar mais de acordo! Este desgoverno com os ministros e as suas políticas há muito tempo que deveriam estar no caixote do lixo; tivesse este País um Presidente da República a cumprir e fazer cumprir a Constituição.

    ResponderEliminar
  5. De acordo contigo, claro. Parece impossível mas não é. Andar para o XIX? Pelo menos!!!
    Dizes muito bem e sublinho: "contestar as competências e apregoar a "aquisição de saberes". Como se pudesse haver competências sem saberes, como se o saber sem capacidade de interiorização e compreensão servisse para alguma coisa..."
    Vê-se que há gente por aqui pelo ME muito incompetente e...muito ignorante!
    Vamos todos? "os pais davam as mãos aos professores para defenderem o direito dos seus filhos ao saber e ao saber fazer e saber ser! - O Direito à Educação!!"
    Vamos a isso????

    ResponderEliminar