quinta-feira, 23 de maio de 2013

Festas da Cidade


A minha cidade faz anos. Aí está, de novo, o mês de Maio a encher o espaço de música e cor! Este ano, talvez porque as eleições autárquicas estão à porta, as Festas parecem-me diversificadas e lógicas. Gosto de ver dar lugar aos grupos da nossa gente, gosto de ver os espaços de rua animados, e gosto, sobretudo, de ver os sorrisos nos rostos dos lagoias como eu. Já aprendi que o povo tem razão, que tristezas não pagam dívidas e que, perante uma tragédia como a que vivemos, o melhor mesmo é uma sonora gargalhada e um baile bem animado. As Festas da cidade, este ano, trazem a recuperação de outras Festas. 

Voltou, por exemplo, a Festa dos Aventais o que, considerando o estado de abandono a que tem estado votada a Serra, a Fonte da Amaia, e o espaço onde foi a Orbitur, mesmo junto à Quinta da Saúde, pode significar a recuperação de zonas que, na minha opinião, são nobres para Portalegre. Gosto, também, de andar nas ruas centrais com música, parece que alguma coisa se alegra no coração das gentes!

Ao mesmo tempo, e apesar da Festa, tenho de reconhecer que me incomoda a situação que se avizinha para as autárquicas. Desde logo, incomoda-me a fusão das duas freguesias, Sé e São Lourenço, porque, tal como acontece com os agrupamentos das escolas, sinto que só se olha ao aspecto económico, ignorando-se a dimensão humana e funcional das Juntas. Um dia, se calhar, extinguem-nas porque, bem vistas as coisas, estão a esvaziá-las de sentido. Eu ainda integrei a luta para que se constituísse mais uma Junta, localizada na zona dos Assentos, para zelar de fora mais célere e atenta pelas necessidades daquela população! De facto, as minhas lutas têm sido sempre perdidas… Mas eu falava das eleições autárquicas. 

Em Portalegre, como no Porto e noutras cidades, não percebo a opção do PSD. Ou das candidaturas ditas independentes! Parecem-me duas candidaturas muito semelhantes, vindas de um espectro político idêntico que apenas servem para dividir votos e dar, de mão beijada, as Câmaras a outros partidos! Obviamente, eu não quero que o PS ganhe a minha Câmara! Ainda me lembro, e muito bem!, do que foram as últimas câmaras socialistas… Penso que as duas candidaturas na área do PSD não estão a prestar um bom serviço ao concelho. Do lado do partido, penso que estão a olhar para partidarites, para nomes e lugares; do lado da candidatura independente, temo que estejam a ser excessivamente umbiguistas! E tenho pena. Tenho pena porque eu sei, e sei mesmo, que há gente muito boa nas duas candidaturas (talvez também haja no PS mas eu não conheço) e, por isso, lamento que, depois de 39 anos de Democracia ainda não se tenha percebido que a função dos políticos é lutar e trabalhar pelo bem dos outros, daqueles que os elegeram. Como muitas vezes tenho defendido, faltou – e continua  faltar -, uma pedagogia da democracia. Em tempo de Festa, quando a minha cidade se engalana e ganha mais brilho, a proximidade das eleições autárquicas escurece um pouco o ambiente…

Bom, mas hoje é dia 23 de Maio, há alguns séculos D. João III (um rei terrível!) dava-nos o foral para que fossemos cidade. (Hoje, se calhar, se voltasse cá, espantar-se-ia por sermos cidade.) Temos vivido longos tempos de perdas sucessivas e, acho eu, é tempo de agirmos e de nos unirmos para que a Festa faça, de facto, sentido!

Portalegre é de todos e, às vezes, muitos de nós esquecemo-nos disso…

2 comentários:

  1. Parabéns a Portalegre! Acho incrível como a setôra ainda ama a nossa cidade, nem consegue disfarçar! sabe? Ao ler, nem sei porquê, "Reouvi-a" a explicar Torga e Tormes...
    Tenha uma boa Festa!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à Cidade e ao Povo... Pena que os interesses particulares de alguns políticos se sobreponham ao do bem comum e ao que mais e melhor interessa a Portalegre.

    ResponderEliminar