sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ORTOGRAFIA

 Fico francamente assustada quando digo "dantes"... É a prova de que há muitas vivências acumuladas, que olho mais para o passado do que para o presente (nem pensar em futuro), mas,às vezes, não resisto ao dantes. Dantes, de verdade, havia mais cuidado com o uso da nossa língua e a maioria das pessoas envergonhava-se ao dar erros ortográficos. Hoje, infelizmente, as barbaridades que se cometem ao usar a língua portuguesa, não só parecem não envergonhar ninguém como, o que considero mais grave, são encaradas como norma. Vem esta introdução a propósito de uma experiência vivida ontem mesmo. 

Quando decido sair um pouco aqui no meu Alentejo, Estremoz e Torre de Palma, em Monforte, são sempre as minhas escolhas. Ontem, resolvi ir experimentar um novo espaço, Howard's Folly, em Estremoz.  O lugar é convidativo, decoração original e moderna, uma boa ligação entre o rústico e o urbano. Mal me sentei, colocaram à minha frente um individual onde está inscrito o Menu. E foi aí que comecei a ficar desagradada. Um erro ortográfico grosseiro, "começe", encabeçava a lista. Chamei, educadamente, a atenção da funcionária e, para meu espanto, respondeu-me que nunca ninguém tinha reparado, por isso não tinha importância. Fiquei irritada. E a minha irritação contribuiu para que, quando o cocktail de entrada me foi servido com o prato de peixe, tivesse interiormente formado uma má opinião do espaço. 

Em Estremoz há outros lugares fantásticos. A Mercearia do Gadanha (o meu preferido), o Alecrim, a Cadeia Quinhentista. Enquanto me lembrar do "começe" não irei ao Howard's. Mas, infelizmente, muitas outras pessoas irão e, se calhar, vão ignorar o erro e achar que não tem importância, que é uma implicância minha!





4 comentários:

  1. Luísa, certamente a empregada é pouco alfabetizada, logo para ela o erro não tinha qq importância. Porém, acho que deve escrever á Direção do dito Howard’s e mostrar-lhe o erro, depois daqui a uns tempos volte lá e veja se o corrigiram!

    Por acaso leu um post meu em que me queixava de um Globo que estava na sala de aulas do Estudo em Casa da Tv Memória? Era de bradar aos céus e claro, escrevi à Associação dos Professores de Geografia nesse sentido, está deve realmente ter feito o reparo às entidades competentes... mais tarde verifiquei que não o tendo retirado rodaram-no para uma posição em que o Equador já não passava no Alasca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, claro que enviei um email ao director. a resposta foi que só eu protestei e, como já imprimiram muitas ementas, não podem fazer nada...

      Eliminar


  2. Periplando por Elvas

    Na realidade qualquer lugar é bom para “periplar” porque o que interessa é termos umas horas só para aquela conversa a que chamo “de cerejas” ou “de tudo e de nada”. Ontem, porque a Fátimo está no seu Alentejo, o périplo foi em Elvas - Património da Humanidade - e como sempre foram umas horas muito agradáveis pese o nosso objetivo, visita ao Museu de Arte Contemporânea, não se ter realizado. Fechado na sequência da COVID, só reabrirá em Outubro!
    Não importou, as ruas conseguiram pelas suas casas e palacetes chamar-nos à atenção e suscitaram-nos comentários que foram entremeados pelas nossas outras conversas...
    Gaspacho e omeletes de espargos verdes, remataram o nosso périplo... seguiu-se o resto da tarde entre uma amorosa família alentejana em que eu sou tratada com muitos mimos mas sem cerimónia, como eu gosto!

    ResponderEliminar