domingo, 5 de julho de 2009

Eh Touro!!!

Noite de touros em Portalegre. A velha Praça José Elias cheia de vida, de alegria, de cor e de aficcion. A banda, de Alter do Chão, a fazer soar uns pase dobles que, ainda que desafinados, provocavam as palmas e desafiavam a alegria. Na arena, duas gerações de Mouras. Pai e filho, a mesma coragem, idêntica arte, entrega total, alegria, energia e vontade de vencer. Pelo meio, o Bastinhas. Uma atitude diferente, mais comercial, mais circense, menos artística, a meu ver.
O Moura pai, porque os anos pesam..., mais calmo agora; o miúdo,o João Júnior, de aparelho nos dentes, eufórico, fazendo que a passage do cavalo acontecesse ao ritmo da música tocada.
Como eu gosto disto! Da aficción, da cor, da alegria, das palmas, dos olhares amigos, do cheiro a terra molhada quando, no intervalo, os bombeiros regam a arena. Gosto, também, dos forcados. Os de Portalegre a fazerem-se, a tornarem-se escola, a mostrarem que já não ficam atrás de nenhum outro. Miúdos que conheci antes de nascerem a citarem, de meia praça, barrete enfiado, desafiando a fera e fechando-se certos, firmes, no momento do encontro. "É preciso ser doido para um indivíduo se pôr assim à frente de um combóio!", alguém dizia perto de mim. Mas não. Não é de loucura que se fala. É de Arte e coragem. De desafio e elasticidade.
Ontem, felizmente, não havia ninguém dos tontinhos da protecção dos animais (porventura estavam protegidos), nem verdes ou fundamentalistas de outra espécie. Portugal pode existir, ontem, de forma bem mais nobre do que na Assembleia da República ou em conselhos de ministros... Ontem, foi uma noite grande para Portalegre e eu vivi-a intensamente!!

1 comentário:

  1. Assim é que é falar! Li aqui neste blog que se deve dar valor aos pormenores e é isso mesmo, no meio de tanta palhaçada durante tantos e tantos dias, ao menos de quando em vez, lá temos direito a estes pormenores.
    Boa corrida, Parabéns Portalegre!

    ResponderEliminar