sábado, 12 de setembro de 2009

Despedidas

Costuma dizer-se que as despedidas são sempre dolorosas e eu, com o vício de contrariar, gosto de dizer que não. Que, às vezes, as despedidas são óptimas!! De facto, eu diria adeus, com entusiasmo e alegria, a todas as figuras do governo do meu país, a algumas colegas, a poucos alunos, a bastantes membros da família, a certas personagens do meu quotidiano. Só que, ontem mesmo, tive de dizer adeus, até breve, à minha filha. E estou destroçada! Sinto a falta das nossas conversas de mulheres, das cumplicidades plenas, dos sorrisos, das gargalhadas e até dos exageros da sua rebeldia feita opção política. A minha filha Filipa, como muitos outros jovens de valor, saíu de Portugal porque, simplesmente, o país não lhes deu, a um jovem casal com profissões diferenciadas, condições de êxito. Partiram para Cambridge, onde há quase dois anos vivem, felizes por poderem ver nascer os filhos lá, contentes com a vida que levam, entusiasmados com os desafios que enfrentam. O meu país, que começa a já não ser o deles, deixou-os ir com indiferença, com desprezo até, mais preocupado em subsidiar a mediocridade do que em apoiar a qualidade. Experimento, hoje, um misto de revolta, tristeza e alegria. Custou-me dizer-lhes adeus, custa-me saber o meu neto longe, mas, ao mesmo tempo, enche-me de alegria sabê-los felizes! O que eu acho mesmo é que este país se despede demais das pessoas erradas! Deviamos dizer adeus a Sócrates e companhia, em vez de dizermos adeus a jovens promissores!

2 comentários:

  1. Já se foi embora? =(
    Como eu a percebo... Bem que podíamos mandar certas e determinadas pessoas daqui para fora...
    Em vez disso, elas preferem (as próprias e terceiros) ficar e, nesse caso, prefiro partir.
    Espero que este ano as coisas mudem. Se não... Temo que sou mais uma que vai... e não volta =/

    (Hoje a não perder o circo na RTP 1 ;) )

    Beijinhos,
    AV

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que as mães querem ter sempre os filhos perto e que é muito doloroso vê-los partir...mas quando é para melhor e para ter um futuro promissor, tem que ser...

    Respondendo às suas perguntas, fiquei em Portalegre no curso de Jornalismo e Comunicação. Tenho uma irmã aí na escola mas é do 11ºH não do 12º....

    Beijinhos

    ResponderEliminar