quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Teatros e Momices

Parece que nós, portugueses, somos um povo com jeito para a representação, para o faz-de-conta. De facto, a nossa História está cheia de histórias de mentiras, de embrulhadas, de faltas de lealdade, desde logo os tempos de D. Afonso Henriques e Egas Moniz. No meu livro de História de miúda havia uma imagem de Egas Moniz, com os filhos à volta, todos vestidos de branco e com uma corda ao pescoço, oferecendo-se ao Rei de Leão (seria Leão?)por causa da deslealdade do nosso Primeiro Afonso e, sinceramente, aquela imagem impressionou-me e manteve-se presente nas minhas memórias até hoje! Pensava eu, sobretudo nas minhas noites de insónia que é quando mais penso, que eram tempos passados...
Ora, ontem à noite, parece que a mentira, a hipocrisia e a representação, voltou a fazer-se notar na figura do primeiro ministro! Confesso que não ouvi, nem vi, a entrevista. A minha alergia ao dito cujo é tão intensa, o meu desespero é tão forte, a minha tristeza é tão profunda que não sou capaz de o ver e, assim que ele aparece, mudo de canal. Ontem, fui para a dança. Só que não me livrei de o ouvir, porque os telejornais insistem em repassá-lo. Assim, com uma colher de arroz de frango a caminho da boca, fui agredida com as declarações sobre os professores. Ouvi, não queria..., o dito personagem falar de "pouca delicadeza", de "dificuldades de comunicação", e já não consegui jantar. Que ousadia!! Como se o problema fosse, apenas, o processo! Como se o mais grave e revoltante não fosse o conteúdo das medidas implementadas!!! Tenho a certeza que, se este homenzinho ganhar as eleições, o que ESPERO NÃO ACONTEÇA!, vai reassumir a sua arrogância e os ataques a todos os que trabalham. Hoje, só rezo para que a minha gente, os portugueses de verdade, não se deixem ir em representações de actores de má qualidade e impeçam o PS de ganhar!!

Sem comentários:

Enviar um comentário