domingo, 6 de setembro de 2009

MUDAR

Faz parte de nós, pessoas (umas mais humanas do que outras) a resistência à mudança. Porque nos acomodamos, porque temos preguiça, porque o medo espreita, porque sei lá o quê, tememos grandes alterações e desconfiamos das alterações. É, acho eu, um comportamento legítimo.
No entanto, quando esta resistência se torna vício irracional, eu desespero! Eu, que tanto gosto (também) da minha rotina, não consigo compreender a idiotice instalada que impede a adesão à mudança. E, o que de facto me chateia, sou confrontada com esta teimosia todos os inícios de ano lectivo!!!
Amanhã, vou enfrentar novo combate inglório: - Vou planificar pelo manual, ignorando o programa, centrada em conteúdos, sem pensar em competências, avaliando instrumentos e produtos, esquecendo os processos. Sei que não adianta tentar sugerir a diferença, adivinho as agressões que, confusas???, misturam o profissional com o pessoal e tenho vontade de desistir.
Só que... o silêncio pode ser, por vezes, um acto de cobardia!!

1 comentário: