terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

De Sempre

É um problema antigo, de sempre talvez, a dificuldade em conciliar a Liberdade Individual (essa mesma maiusculizada!) e a suposta ordem, regras?, sociais. O homem é um ser social - frase feita que aprendi nas minhas aulas de Filosofia, a professora Celeste a falar-nos de coisas de pensar e desafiar sentidos. Na época, eram palavras sonoras, lógicas certificadas por sabedorias confirmadas, que me ajudavam, muito jovem, a olhar e tentar compreender o mundo que integro.
Mas o tempo passou, as rugas chegaram e instalaram-se,a vida fez estragos e provocou questões. Hoje, quase-quase a fazer meio-século de vida(é muito!), relembro as aulas de filosofia, as palavras da professora Celeste, e esbarro com non-senses dolorosos. Até que ponto poderá fazer sentido subjugar a liberdade individual, as opções pessoais, às normas, maioritariamente hipócritas, de uma sociedade anquilosada? Que lógica pode haver em abdicar de vivências de felicidade, de oportunidades de VIDA REAL, só porque o mundo comenta, opina, critica? A chegar aos meus 50 anos, com muitos fios e nós de vida tecida em momentos plurais, surpreendo-me ao esbarrar com olhares e atitudes da sociedade que, apesar de não querer, integro. Mas não cedo. Hoje, estou segura do valor da Liberdade Individual acima de qualquer imposição social. Hoje, como Ávaro de Campos, grito "Vão para o diabo sem mim. Ou deixem-me ir para o diabo sozinho!". Hoje, contrariando (ou não...) José Régio, afirmo "SEI por onde vou! Mas sei que não vou por aí!". Hoje, Carnaval ainda, recuso a máscara social e afirmo, de alma e coração, a minha convicção na minha LIBERDADE!

2 comentários:

  1. Um Homem Livre é uma utopia. Por definição ele seria um Homem Feliz. E um Homem Feliz não usa camisa. Com este frio bateria as botas em quatro penadas.

    MFonseca

    ResponderEliminar
  2. Esta é a minha mãe que tanto adoro e de quem tanto me orgulho!!

    Adoro-te

    Filipa

    ResponderEliminar