sábado, 31 de julho de 2010

Fim das Reprovações?

Eu bem tinha razão em temer as medidas do Ministério da Educação tomadas durante as férias... Parece, há que dar o desconto à Comunicação Social, que a senhora ministra resolveu, por decreto (tudo bem em minúsculas) terminar com as retenções, reprovações, chumbos, ou seja lá o que for que chamem ao facto de um aluno ter de repetir um ano de escolaridade. Eu concordo com a senhora ministra! Sei que, na maior parte das vezes, repetir um ano não traz nenhum benefício ao aluno. Penso que a Escola, como tenho tantas vezes repetido, tem de ter espaço para "a pessoa que mora em cada aluno", num processo de personalização das aprendizagens, procurando soluções individuais para cada aprendente! Mas eu também defendo que o mundo deve ser justo, que não deve haver gente muito rica, que não deve haver pobreza, que não deve existir solidão, que não deve haver ladrões, que não deve haver assassinos, que ninguém deve ser privado da sua liberdade, que nenhuma criança deve chorar, que nenhum pai ou mãe deve ver a morte de um filho, que nenhuma mãe tem o direito de matar um filho, que a amizade deve ser sempre verdadeira, que os ordenados devem ser justos, que as férias devem ser bem gozadas, que o IRS deve descer, que o IVA deve ser de 2%, que a Arte e a Cultura devem estar ao acesso de todos, etc. Sim, eu concordo com a senhora ministra, porque eu também gostaria de viver num Mundo Perfeito!!
Só que, infelizmente, o mundo perfeito não existe... E, este mundo onde vivemos, feito de diferenças, de injustiças, de guerrilhas constantes, só se pode melhorar a sociedade se se premiar o trabalho, o investimento individual, se se separar o trigo do joio, se, desde cedo, se educar para o sentido da responsabilidade, da verdade, da autonomia. Numa Escola como a actual, é cada vez mais urgente investir no mérito pois, tenho a certeza, só uma Escola de Qualidade pode ajudar a criar uma sociedade de referência.
A proposta do Ministério da Educação é, apenas, uma bandeira demagógica e politica sem nenhuma eficácia! É, ainda por cima, uma proposta pouco honesta porque, este mesmo Ministério que se diz preocupado com os alunos, cria turmas de 28 alunos, desmotiva os professores, não investe no essencial e não se preocupa com aqueles, muitos felizmente!, que estudam e que querem, de facto, aprender e crescer!
Ainda tenho esperança que a medida anunciada seja, apenas, um devaneio de Verão. É que, com este calor intenso, andamos todos com os neurónios a ferver!

2 comentários:

  1. Concordo consigo. Só tenho pena que os melhores alunos e docentes não sejam devidamente valorizados.
    Boas férias se for o caso

    ResponderEliminar
  2. Devia ser o fim dos medíocres que nos (des)governam! Palavra de honra que isto está cada vez tão mais absurdo que até fico com a cabeça tolhida!
    Beijinhos (grandes).

    ResponderEliminar