domingo, 11 de julho de 2010

O Crime

Os meus cães apareceram com uma galinha na boca. Passado o horror do primeiro impacto, resolvi investigar o crime.
É uma história simples: - A galinha, cansada das grades do galinheiro, ousou tentar a liberdade. Cá fora, o Tango perseguiu-a e abocanhou-a. Penosa morta, o Tango, todo contente, trouxe-a para junto da minha porta, brincando com o cadáver recente. O Buda não gostou de ver o Tango com um brinquedo novo e, na primeira oportunidade, roubou-lhe a galinha. A partir daí,tem sido um jogo de perícia e inteligência. O Buda, sempre que apanha o Tango distraído, rouba a defunta e esconde-a. O Tango, quando dá pela falta da sua conquista, procura-a desesperadamente até a encontrar e, de novo, a traz para junto de casa onde, julga ele..., está protegido da esperteza do Buda.
Neste jogo de mortos e vivos, deu-me para pensar como os animais são, tantas vezes, verdadeiras caricaturas humanas. Entre os humanos, quem ousa escapar às grades do pensamento imposto, quem se arrisca a saborear a liberdade, é também morto , ainda que metaforicamente, pelos cães que fazem a sociedade. Depois, também a guerrilha se faz de esconde e descobre, de vai e fica, de diz e desdiz. Invariavelmente, quem vence não é o mais corajoso, o mais ousado, mas sim o mais esperto,o mais hábil em utilizar a esperteza saloia. Finalmente, o culpado é sempre a vítima! Quem mandou a galinha ousar a diferença? Se se tivesse conformado com o que lhe dão, milho e um terreiro para debicar minhocas (que nojo, ainda agora estaria vivinha da silva!!
Moral da história: - Quem ousa arriscar a diferença, pode acabar na boca dos cães...

4 comentários:

  1. Ha!Ha!Ha! Gostei mesmo desta história! No fundo, é policial...
    A moral da história é terrível!!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Estou tão mas tão tramada... Eheheh x)

    ResponderEliminar
  3. Mãe Querida, eles ainda têm de perceber que é importante partilhar com os verdadeiros amigos! Embora eu tenha ralhado muito e,com a galinha na minha mão, lhes tenha explicado que podiam brincar os dois, eles não me ouviam! estavam fixados na pobre galinha,morta e de olhos esbogalhados!! ficaram de castigo(comigo a vigiar e sem galinha),mas de nada adiantou.. Porque assim que virei costas REcomeçou a briga!
    Assim como muitos que por aí andam,também eles têm de aprender que com os verdadeiros amigos se pode partilhar...(Não querendo comparar os meus queridos e meigos cães com a podre sociedade que temos)

    ResponderEliminar
  4. Comentário inteligente o de MJ Falcão

    ResponderEliminar