terça-feira, 6 de julho de 2010

O Aparelho

O meu telemóvel vibrou feliz, a meio da tarde, com um sms eufórico: "Já não tenho aparelho!". Alinhei na euforia, dei Parabéns, fiquei feliz por poder partilhar o que era, sem dúvida, uma tão boa experiência: "Já não tenho aparelho!"!! Ainda não vi a boca refeita, decerto de dentes alinhadinhos, modelados, perfeitos, de acordo com a norma e o padrão estético em vigor. Ainda não vi o sorriso livre, e não metálico, da minha amiga que, hoje, se libertou do freio desagradável (ainda que ornamentado com elásticos de diversas cores).
Fiquei a pensar, contudo, na quantidade de miúdos, e adultos também, que usa os aparelhos correctivos dos dentes. É uma moda, como muitas outras, mas esta tem o seu quê de perigoso, acho eu... É o assumir que todos temos de ser perfeitos, ou pelo menos muito perto da perfeição, eliminando as particularidades de cada um! Todos os miúdos (ou quase) vão ter dentes alinhadinhos, ainda que eles mesmos insistam, saudavelmente, no desalinhar. Todos têm, durante dois ou três anos, um sorriso metálico que, terminado, os deixa felizes e livres para, talvez, serem quem de facto são.
Claro que nada tenho contra os aparelhos nos dentes. Se existe técnica e progresso, pois que os aproveitemos! Só que, hoje, deu-me para pensar que, se um dia inventarem um aparelho para a alma, a sociedade ficará muito pior. Sim, embora difícil, é possível piorar. Basta que se continuem destruindo individualidades, em nome de colectivismos inexistentes...
E veio tudo isto, hoje, a propósito de um sms feito de liberdade feliz:"Já não tenho aparelho!"

3 comentários:

  1. Beijinhos.Gostei!
    Lembro-me de ti, sei que estás feliz...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Fujindo a este tem em concreto...

    Cruzei-me com este blog tarde de mais, mas de imediato senti ansias de percorrer e beber cada vivência aqui contada... Os anos, esses, calcorreiam sem parar... mas a suadade permanecerá para sempre presente...

    Um beijo muito especial para a Filipa e também para a Luisa.

    Obrigado pelas poucas mas fortes recordações...

    ResponderEliminar
  3. E eu que sempre quis ter aparelho....

    ResponderEliminar