domingo, 27 de novembro de 2011

Pontuação


Muitas vezes, quero crer que algumas com êxito, ensino aos meus alunos a importância dos sinais de pontuação. Ajudo-os a descobrir como são secretas as reticências, como nos ajudam a parar para pensar os pontos finais, como respiramos melhor com as vírgulas certas, como o espanto cresce com a exclamação, e como a nossa dúvida ganha novo sentido com a interrogação. Hoje, sentada no avião três longas horas, a rebentar de saudades já, reparei que também os parêntesis, ou sobretudo os parêntesis, fazem sentido na vida das gentes. Sinto, eu, que abri um parêntesis na minha rotina e, nesse espaço, pude saborear ternura, envolver-me em afecto, praticar a tal cumplicidade de que tanta falta sinto! Neste parêntesis, fui pessoa inteira, redescobri a gargalhada descontraída e voltei a sentir a força do cheiro do café gostoso. Neste espaço da narrativa que é a minha existência, existiu como que uma ponte, bela e firme, deixando correr as angústias e unindo, como segurança, as duas margens do mim, o ser e o existir.
Agora, infelizmente, tive de colocar um ponto final. Vale-me a certeza (ou a esperança?) de não ter sido um parágrafo!

2 comentários:

  1. A pontuação é tão importante na escrita e na leitura, como na vida.
    Dá sentido às frases e também dá sentido à vida.
    Da interrogação, à exclamação, das aspas aos parêntesis, da vírgula ao ponto e vírgula...
    Às vezes damos conta que a pontuação está errada, tem uma vírgula onde não devia haver, um ponto final onde deviam estar as reticências...
    Mas a vida, como é sábia, vai-nos ensinando a colocar a pontuação nos locais certos. É um aprendizado, por vezes doloroso, mas sempre possível de emendar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Eu penso, que esta ponte que existiu a unir as duas margens do seu "Eu"- o ser e o existir, continua "lá", então fecharia a frase com reticências ... ??
    Deus me livre de emendar a Setôra...

    ResponderEliminar